Há uma polémica a ensombrar o Vitória pós dérbi com o Sp. Braga e que envolve o treinador Ivo Vieira. Na ressaca desse jogo, alguns adeptos vitorianos tentaram confrontar jogadores e equipa técnica na chegada ao Estádio D. Afonso Henriques, mas acabaram demovidos pelas forças de segurança. Algumas horas depois, ao que se sabe junto da residência do próprio treinador, Ivo Vieira acabaria mesmo confrontado e viu-se na contingência de dar algumas explicações. Ora, essa conversa acabaria por ser tornada pública nas redes sociais, porque algum dos intervenientes a gravou!

A polémica adensou-se com a disseminação do áudio e com os comentários subsequentes, uns a recriminar quem tornou público o teor da conversa e outros a censurar algumas das justificações do treinador, que diz, nomeadamente, que o plantel de que dispõe não tem a valia que os adeptos julgam, dando como exemplo os pontas-de-lança, comparando-os com os do rival Sp. Braga.

Esta polémica, por razões óbvias, agitou o universo associativo vitoriano mas não só. Segundo o DESPORTIVO de Guimarães, a exposição, em praça pública, de uma conversa com o seu treinador sem a autorização deste foi tida pela administração da SAD como inconcebível e um acto criminoso, pelo que será apresentada uma queixa crime contra incertos.
Essa queixa será apresentada pelo próprio Ivo Vieira, mas o Vitória dará todo o respaldo ao treinador no processo, constituindo-se, eventualmente, como assistente, dando um sinal inequívoco de que não pactuará com este tipo de incidentes que fragilizam a sua imagem e que o dividem internamente.

Por outro lado, algumas das declarações de Ivo Vieira na referida conversa também merecem especial atenção. Nesse sentido, não é de descartar que o treinador possa ser instado a explicar-se junto da administração liderada por Miguel Pinto Lisboa. Fonte do clube contactada pelo DESPORTIVO de Guimarães garantiu que, neste caso, o conteúdo da conversa “será analisado no momento julgado adequado”.