Ikea devolve a Portugal meio milhão de euros em apoios do lay-off

A cadeia de retalho já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.

O prometido é devido. Depois de ter anunciado a intenção de devolver os apoios estatais na sequência da pandemia, o Ikea deverá reembolsar o Estado português em 500 mil euros, só no que respeita aos salários dos colaboradores durante o período em que estiveram abrangidos pelo lay-off. O valor foi avançado pelo Dinheiro Vivo.

A cadeia de retalho já reuniu com o Governo e garante estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado. “Neste momento, as equipas técnicas estão a trabalhar na melhor forma de processar a devolução”, adianta fonte oficial da cadeia sueca àquela publicação.

Em Portugal, o Ikea conta com cinco lojas, nomeadamente em Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga. 65% dos seus trabalhadores estiveram em regime de lay-off entre 13 de abril e 12 de maio, mas a cadeia sueca garantiu a totalidade das remunerações base dos colaboradores.

A empresa negociou a devolução dos apoios com os Governos de nove países, Portugal incluído. Os restantes são Bélgica, Croácia, República Checa, Irlanda, Roménia, Sérvia, Espanha e EUA.