A Câmara de Braga vai investir 787 mil euros na repavimentação da Avenida Padre Júlio Fragata, na freguesia de S. Vítor, junto ao Braga Parque, a via urbana com mais intensidade de tráfego médio diário anual do concelho, Ricardo Rio.

O autarca salientou que a obra, que será votada na próxima reunião do executivo, se justifica pelo “atual elevado estado de degradação do pavimento, o que põe em causa os critérios de segurança da circulação”.

“Esta via urbana foi dimensionada e gerida de modo a garantir bons níveis de segurança e razoáveis níveis de fluidez e rapidez dos fluxos motorizados através da adoção de soluções geométricas que evitem problemas de congestionamento e que permita a circulação ás velocidades adequadas”, acentua a proposta da Divisão de Obras.

Os trabalhos serão executados, exclusivamente, em período noturno, entre as 22:00 e as 07:00. O planeamento da intervenção prevê ainda a possibilidade de coexistirem duas frentes de trabalho em simultâneo, uma em cada sentido, mantendo sempre disponível para circulação viária duas das três faixas de circulação.

A empreitada inclui a repavimentação por aplicação de misturas betuminosas; a reestruturação e reforço da sinalização horizontal e vertical, incluindo medidas de acalmia de tráfego; a reconstrução de separador central por colocação de railes triplos de proteção em ambos os sentidos de circulação separados por vegetação ornamental e anti encandeamento; o reforço da iluminação pública por remoção da iluminação existente no eixo da via e reinstalação de novos elementos nas laterais contiguas à via; e intervenções em áreas pedonais essencialmente para garantir incrementos dos níveis de acessibilidade.