Ricardo Rio sugere utilização de máscara no espaço público

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, apelou à utilização de máscara no espaço público num vídeo, partilhado na segunda-feira, em que faz um ponto da situação da evolução da covid-19 no concelho.

O autarca refere que, “durante as últimas semanas”, Braga assistiu a um “recrudescimento de casos no concelho”, com cerca de 200 nova infeções confirmadas.

Ricardo Rio considera que esse aumento “não tem que ver com nenhum surto em particular”, mas sim com “uma conduta um pouco mais displicente da generalidade dos cidadãos, de contextos familiares e de convívios no espaço público que, de forma avulsa, vão permitindo a propagação do contágio”.

Nesse sentido, o presidente da Câmara recomenda “a utilização da máscara, porventura de uma forma generalizada até em espaço público”, bem como “as regras recomendadas desde a primeira hora em termos de higienização e distanciamento social”, as quais “são hoje tão atuais como nunca”.

Falando de um “contexto mais arriscado”, devido ao regresso às aulas, entre outros fatores, como a chegada do período da gripe sazonal, o autarca sublinha que “o numero de casos terá por natureza tendência para aumentar”.

Daí que a Câmara esteja a trabalhar em “articulação” com diversas entidades do concelho: Hospital, ACES, Delegação de Saúde Pública, Universidade do Minho, juntas de freguesia, igreja, entre outras.

Prevendo esse agravamento, Ricardo Rio anuncia que será disponibilizada uma unidade de retaguarda para doentes infetados que não carecem de cuidados clínicos no hotel João Paulo II no Sameiro, será retomada uma unidade para a população sem abrigo e serão reforçados os meios em termos de proteção proteção individual às IPSS no concelho.

Recorde-se que, na semana passada, o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, defendeu o uso obrigatório de máscara na via pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here