O treinador do Vitória SC, Tiago Mendes, assumiu hoje o desejo de vencer na estreia como técnico principal na I Liga portuguesa de futebol, no duelo da primeira jornada frente ao Belenenses SAD, na sexta-feira.

Contratado pela SAD vitoriana neste verão para substituir Ivo Vieira, após ter sido adjunto de Diego Simeone, no Atlético de Madrid, na época 2017/18, e orientado a seleção portuguesa sub-15, em 2019, o técnico, de 39 anos, admitiu que o jogo frente aos ‘azuis’ será marcante, apesar de ter realizado mais de 600 partidas como jogador profissional, entre 1999 e 2017.

“Estou tranquilo, com vontade de começar, com vontade de realizar um jogo a valer pontos. Para mim, não há jogos-treino e cada jogo é para ganhar. Sem dúvida que me vai marcar, porque é o primeiro jogo como treinador principal, mas tive a sorte de, como jogador, ter vivido muitos jogos”, disse, na conferência de antevisão ao embate agendado para as 21:15, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Na sala de imprensa do estádio vitoriano, Tiago Mendes realçou que o Vitória, sendo “favorito ou não”, está “ansioso por começar a competir e a ganhar”, mesmo não podendo contar com público nas bancadas, devido à pandemia de covid-19.

Apesar de ter acompanhado alguns jogos de pré-temporada do Belenenses SAD, o técnico natural de Viana do Castelo admitiu conhecer “muito pouco” sobre a equipa treinada por Petit, antigo colega no Benfica e na seleção portuguesa, enquanto jogador, tendo dito que espera um adversário “intenso e bem organizado”, que “quer ganhar em qualquer campo”.

O ‘timoneiro’ elogiou o trabalho dos jogadores minhotos na pré-temporada de cerca de quatro semanas, com três jogos de preparação – triunfos frente ao Vitória B (3-2) e Académico de Viseu (1-0) e empate com o Moreirense (0-0) -, mesmo admitindo que gostaria de ter disputado o particular agendado para 12 de setembro, frente ao Gil Vicente, cancelado devido aos casos de covid-19 detetados no clube de Barcelos – 15, até agora.

Questionado sobre o eventual papel do internacional português Ricardo Quaresma, o mais sonante dos 16 reforços garantidos pelos vimaranenses neste defeso, Tiago Mendes assumiu ter tido uma conversa com o extremo para lhe “mostrar a vontade” de o ter no plantel, mesmo depois de algum tempo parado.

“Tem sido bom tê-lo todos os dias a treinar e a mostrar toda a sua vontade de vencer. Estou contente por o ter aqui. Foi um colega na seleção, mas esteve dois meses sem treinar e não é fácil ganhar ritmo. Vamos ver se estará na convocatória”, adiantou o técnico sobre o atacante, de 36 anos.

Apesar da “qualidade” ser o fator que mais valoriza, o técnico dos vimaranenses referiu ainda que jogadores mais experientes, como Quaresma, Sílvio e André André, os únicos com mais de 30 anos no plantel, podem contribuir para a aprendizagem dos mais jovens, sendo “referências”.

Tiago Mendes reconheceu ainda que o plantel continua “aberto a entradas e a saídas” até ao encerramento do mercado de transferências, em 06 de outubro.

O Vitória estreia-se na edição 2020/21 da I Liga portuguesa de futebol, com a receção ao Belenenses SAD, agendada para as 21:15 de sexta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto.

Tiago Mendes chamou 22 jogadores para a ronda inaugural da Liga.

Para o seu primeiro jogo como treinador principal na Liga, Tiago Mendes convocou outras dez «caras novas» do plantel: os guarda-redes Bruno Varela e Matous Trmal, os defesas Sílvio, outro internacional português, Jorge Fernandes, Abdul Mumin e Jonas Carls, os médios Pepelu e Kim Jung-Min e os avançados Lyle Foster e Noah Holm.

Entre os onze jogadores eleitos que já representavam o Vitória, quatro deles foram utilizados em mais de quinze jogos na temporada 2019/20: os extremos Rochinha (37) e Marcus Edwards (36), o lateral direito Sacko (33) e os médios Dénis Poha (32), Mikel Agu (24) e André André (17).

Fora deste primeiro jogo ficam Bisseck, Mascarenhas, Gideon Mensah, Wakaso, Joseph, Maddox e Bruno Duarte, todos com problemas físicos.

A lista de convocados

Guarda-redes: Bruno Varela, Matous Trmal e Celton Biai.

Defesas: Sacko, Sílvio, Jorge Fernandes, Abdul Mumin, Suliman e Jonas Carls.

Médios: Pepelu, Mikel Agu, Kim Jung-Min, Dénis Poha, André André, Janvier, André Almeida e Abouchabaka.

Avançados: Marcus Edwards, Rochinha, Ricardo Quaresma, Lyle Foster e Noah Holm.