O treinador Artur Jorge realçou hoje que o Sporting de Braga possui a capacidade e ambição necessárias para conquistar uma vitória no terreno do Benfica, na quarta-feira, num jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol.

Na temporada anterior, as duas equipas encontraram-se também na Taça de Portugal, nos quartos de final, com os bracarenses a avançarem após uma vitória em casa no desempate por grandes penalidades (5-4), após um empate por 1-1 no final do tempo regulamentar e do prolongamento.

“Este é um jogo de extrema importância, sendo a eliminar. Certamente teremos um jogo em que o Sporting de Braga vai procurar ultrapassar este adversário e avançar na competição. Apenas a vitória nos permite continuar, não há espaço para especulações neste jogo; temos de demonstrar capacidade e ambição”, afirmou Artur Jorge na conferência de imprensa de antevisão.

O Benfica chega a este confronto com cinco vitórias consecutivas (no campeonato, na Taça da Liga e na Liga dos Campeões), e Artur Jorge elogiou os ‘encarnados’ como “uma equipa fortíssima” a jogar em casa.

No último jogo, os bracarenses empataram 1-1 em casa com o Vitória de Guimarães, perdendo a vitória nos minutos finais – o golo do empate surgiu aos 90+8 minutos, num excelente remate de João Mendes.

“O sentimento de frustração é um sinal de crescimento, pois sofremos o empate. Ficámos frustrados, enquanto a outra equipa ficou eufórica. A diferença está aí”, afirmou Artur Jorge, recusando que o resultado tenha afetado o ânimo da equipa, “porque os jogadores compreendem o momento”.

Artur Jorge destacou a dificuldade do mês de janeiro, com jogos contra Benfica, FC Porto e Sporting, nas competições da Taça de Portugal, campeonato e Taça da Liga, respetivamente. No entanto, salientou que a equipa “tem a capacidade para oferecer uma resposta positiva” e encara esses jogos “com grande ambição e confiança”.

O treinador não revelou se Al Musrati, Bruma e Álvaro Djaló – apenas este último, que estava a recuperar de lesão, esteve no banco no sábado, mas não entrou – estarão disponíveis para quarta-feira. Artur Jorge também comentou o jogo contra o Benfica há menos de um mês (17 de dezembro), para o campeonato, que as ‘águias’ venceram por 1-0, destacando o golo madrugador de Tengstedt aos três minutos.

“Foi um jogo equilibrado; tivemos algum ascendente, mas pode também ter sido em consequência de termos ido à procura do resultado muito cedo”, explicou.

Quando questionado sobre os resultados frente aos ‘três grandes’, Artur Jorge afirmou não sentir “qualquer pressão” para obter melhores resultados, argumentando que não são esses resultados que definem uma temporada.

“Se conquistar seis, 12 ou 18 pontos contra essas equipas mais fortes, isso não será suficiente se não ganharmos contra as outras. Considero demasiado limitado avaliar o desempenho com base em três ou seis jogos; para mim, isso vale zero. Obviamente, quero conquistar mais pontos contra eles; no ano passado, conquistei cinco e pretendo fazer melhor”, concluiu.

Quanto à reabertura do mercado em janeiro, Artur Jorge mencionou que o plantel poderá ser reforçado se surgir “alguma oportunidade” de negócio. Ele observou ainda que o Benfica “adquiriu um avançado por 20 milhões e agora outro por 18 milhões”, valores aos quais o Sporting de Braga não pode competir.

O Sporting de Braga enfrentará o Benfica na quarta-feira, às 20:45, no Estádio da Luz, em Lisboa, com Nuno Almeida, da associação de futebol do Algarve, como árbitro.