Guarda-rios de Guimarães denunciam foco poluidor no rio Ave

Guimarães, 25/01/2023 - O municipal de Guimarães, pela empresa municipal VITRUS, tem agora duas mulheres guarda-rios, que patrulham as margens dos rios do concelho. Raquel Costa ; Mónica Azevedo (Miguel Pereira/Global Imagens)

Desde o início do presente ano já foram registadas 116 ocorrências pelo serviço dos Guarda-rios da Vitrus Ambiente, resultando na abertura de processos e autos mediante a comunicação às entidades competentes.

Esta ação complementa-se com a rotina de vigilância diária, no sentido de proteger os cursos hídricos do concelho, designadamente o rio Ave, rio Vizela e o rio Selho, mas também dos respetivos afluentes e margens, promovendo o contacto com as pessoas, sensibilizando-as para o desígnio coletivo de proteção dos recursos hídricos e especialmente atentos a comportamentos inadequados, reportando ocorrências a outras entidades sempre que se justificam intervenções.

Todas as intervenções do serviço de Guarda-rios são articuladas com as entidades que assumem a competência de promover autos e punir os respetivos infratores. Esta quinta-feira, 27 de abril, foi detetado um novo foco de poluição no rio Ave, em Caldas das Taipas, que resultou na abertura de um auto pelo SEPNA, perante uma situação reincidente e já assinalada pelos Guarda-rios.

O corpo de Guarda-rios é um serviço auxiliar de fiscalização que tem como competência gerais a vigilância, a sensibilização e conservação dos recursos hídricos e linhas de água no concelho de Guimarães.

Apelamos à comunidade para melhor colaboração na proteção das linhas de água e sempre que detetarem focos de poluição comunicar através do número verde 800 500 078 (chamada grátis).