O executivo municipal anunciou que a solução para melhorar o tráfego rodoviário na via de atravessação da Avenida Padre Júlio Fragata, ao pé do centro comercial Braga Parque, deverá passar pelo prolongamento do túnel da Rodovia (que liga aquela zona à variante sul/Minho Center).
A decisão surge após relatório preliminar de um estudo pedido pelo executivo municipal ao Laboratório da Mobilidade que afasta o cenário da inclusão de semáforos por se compreender que essa alternativa irá dificultar o acesso das ambulâncias ao Hospital de Braga.
A ideia será descongestionar o tráfego naquela avenida alcançando outra solução para quem atravessa as ruas D. Pedro V e Nova de Santa Cruz. Os vereadores do PS vinham a defender a colocação de semáforos para resolver essa questão.
Apesar de ser considerada uma medida positiva para transportes coletivos e de mobilidade suave, a opção de semaforização iria prejudicar ainda o transporte individual de passageiros, pelo que não será, de todo, aconselhada, segundo o estudo, apesar de ser a solução mais económica.
Outro dos cenários afastados pelo relatório/estudo é a de supressão de uma faixa de rodagem em cada uma das duas vias (dois sentidos), por se considerar que conduz a condições de mobilidade automóvel insustentáveis para os níveis de tráfego atual.
De acordo com Ricardo Rio, a solução deve mesmo passar pela construção de túnel, mas essa obra, com orçamento estimado em cerca de cinco milhões de euros, só avançará no mandato de 2021-2025, caso seja reeleito.