Região “chora os seus filhos”, não apenas os falecidos, mas também os desaparecidos e as suas famílias.

about:blank

MUNDO

Galiza decreta três dias de luto após naufrágio de barco de pesca

Região “chora os seus filhos”, não apenas os falecidos, mas também os desaparecidos e as suas famílias.

Share on Facebook
Tweet about this on Twitter
Share on LinkedIn
Email this to someone

14:43 16 Fevereiro, 2022 | LusaPUBLICIDADEFecha em: 32s

O Governo regional da Galiza decretou, esta quarta-feira, três dias de luto oficial pelo naufrágio do barco de pesca Villa de Pitanxo nas águas da Terra Nova, registando-se até agora três sobreviventes, dez mortos e 11 desaparecidos.

O presidente daquela região autónoma espanhola que faz fronteira com o norte de Portugal, Alberto Núñez Feijóo, fez o anúncio do luto oficial decidido, numa altura em que a região “chora os seus filhos”, não apenas os falecidos, mas também os desaparecidos e as suas famílias, a quem assegurou a sua “intensa solidariedade” e “todo o tipo de ajudas”.

Alberto Núñez Feijóo dirigiu-se a todos os afetados para lhes dizer, em nome do povo galego, que “não estão e não ficarão sem proteção nestes dias de profunda preocupação” e que as instituições estão com eles.

A declaração teve lugar após o minuto de silêncio pelas vítimas do naufrágio que Núñez Feijóo e vários ministros do governo galego, juntamente com trabalhadores do executivo regional, realizaram esta manhã diante da sede do governo regional.

Após esta cerimónia, o presidente galego deslocou-se a Marín (Pontevedra) onde se reuniu com as autoridades locais e representantes do armador do navio pesqueiro galego Villa de Pitanxo, que naufragou na madrugada de terça-feira na zona dos Grandes Bancos da Terranova (Canadá) com 24 tripulantes a bordo.

Até agora, três marinheiros foram resgatados com vida e os corpos de outros dez foram recuperados, enquanto os restantes continuam desaparecidos.