Até 18 de janeiro, está prevista a ocorrência de precipitação em todo o território, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A vaga de frio que tem afetado o país dará tréguas no fim de semana, mas será seguida por uma semana marcada por chuva e um aumento da intensidade do vento.

Um sistema depressivo a oeste da Península Ibérica influenciará as condições meteorológicas até 17 de janeiro, trazendo consigo um fluxo de ar mais quente e húmido, de acordo com o comunicado do IPMA.

Até 18 de janeiro, é esperada precipitação generalizada, persistente até dia 17, com destaque para as regiões Norte e Centro, onde se poderá acumular entre 100 e 150 mm de precipitação. No final da semana, prevê-se um alívio gradual da situação, com uma probabilidade de ocorrência de precipitação entre 30% e 50% no dia 20.

O vento sopraré fraco a moderado de sul/sudoeste até 16 de janeiro, aumentando de intensidade a partir da tarde desse dia e prolongando-se até dia 17. No dia 18, o vento mudará para o quadrante norte.

Quanto às temperaturas, embora as máximas se mantenham relativamente estáveis no fim de semana e na primeira metade da semana, espera-se uma descida gradual a partir de 17 de janeiro. As máximas variarão entre 12 e 19 °C no início da semana, diminuindo para valores entre 7 e 18 °C no dia 19. As mínimas oscilarão entre 7 e 15 °C, diminuindo para valores entre 1 e 11 °C no dia 19.