Um agente da PSP de Braga, de 45 anos, está a ser investigado por violência doméstica sobre a ex-mulher e o filho mais velho, agora com 12 anos, avança Correio da Manhã (CM). As agressões terão acontecido maioritariamente na casa do casal, em Barcelos.

Segundo o CM, a primeira queixa foi feita já no final de 2019, após alegadamente o agente da PSP ter espancado a mulher à frente dos dois filhos. Na mesma altura, o filho mais velho, então com 11 anos, terá sido agredido com um cinto de couro por ter tentado impedir a agressão à mãe. A filha mais nova do casal, de 7 anos, assistiu a tudo.

O casal divorciou-se este ano, mas a violência não terá parado. O polícia terá chegado a atrair a mulher para um local ermo, para conversarem, e acabou por agredi-la. Segundo a denúncia, noutra ocasião, quando já decorria o processo de divórcio, o PSP, que estava impedido de visitar os filhos sem vigilância, surgiu na casa da família vestido com roupas de caça. Exigia ver as crianças, que ficaram em pânico.

Foram formalizadas pelo menos três queixas, que estão a ser investigadas pelo Ministério Público de Barcelos.

Ainda de acordo com o CM, o menino foi ouvido para memória futura e relatou à magistrada titular do processo os vários episódios de violência que presenciou.

Apesar de estar a decorrer um processo disciplinar, aberto pela Inspeção-Geral da Administração Interna, o agente da PSP de Braga continua ao serviço, prestando apenas serviço administrativo.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos tem um inquérito a decorrer no âmbito do mesmo processo. Os menores foram ouvidos e confirmaram a violência.

O homem, caçador, no âmbito do processo, entregou todas as armas de caça registadas.