A GNR de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos, deteve ontem um homem de 46 anos por cultivo de canábis, na freguesia de Fragoso.

No decorrer de uma investigação, os militares da GNR apuraram que o suspeito tinha uma estufa de canábis no sótão da moradia, tendo sido realizada uma busca domiciliária que permitiu localizar plantas isoladas termicamente e com um buraco de extração do cheiro para o exterior.

Os militares também apuraram que foi montado um sistema elétrico com um regulador térmico e temporal para proceder ao aquecimento e à iluminação de alto rendimento, fornecendo a quantidade de luz necessária para o crescimento e floração das plantas. O suspeito possuía ainda uma estufa de germinação das sementes que, depois de desabrochadas, eram transferidas para vasos plásticos.

Ao todo a GNR apreendeu 25 plantas de canábis, 80 gramas de canábis (folhas ou sumidades secas), quatro lâmpadas de alto rendimento e respetivos balastros, uma estufa de germinação das sementes e dez frascos de fertilizante.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.