O novo Mercado Municipal de Braga foi inaugurado este sábado, pelas 11:00, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara, Ricardo Rio e respetivos vereadores da autarquia bracarense com destaque para a vice presidente Olga Pereira.

O espaço completamente renovado e modernizado no exterior e interior, tendo ficado preservado o fontanário centenário para preservar a história e o património.

As obras de requalificação que arrancaram em março de 2019 e sofreram vários atrasos na conclusão da obra, que hoje foi inaugurada a tempo dos bracarenses poderem fazer as suas compras de natal.

Com um investimento de 6 milhões de euros, aos quais se juntam 500 mil em equipamentos, o Município cumpre assim um dos projetos prioritários para a Cidade.

Mais seguro e confortável, com melhores infraestruturas técnicas e logísticas para os comerciantes que desenvolvem a sua atividade no Mercado e adequadas às novas exigências, tornando-o mais funcional, atrativo e com novas valências.

“Desde a primeira hora que assumimos o compromisso de melhorar Braga. A intervenção a que o Mercado foi sujeito teve o condão de valorizar um espaço utilizado por milhares de Bracarenses, trazendo melhores condições para os comerciantes numa perspetiva de modernidade, higiene e segurança, compatíveis com as exigências acuais de uma Cidade como Braga”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a inauguração do equipamento.

Segundo o Autarca, este foi, também, um investimento estratégico para a regeneração urbana da Cidade de Braga e que resultou num projeto único e transformador de toda a zona envolvente. “Restabelecemos a relação intrínseca entre a Cidade e o Mercado, melhoramos as condições de funcionalidade, reestruturamos a circulação automóvel e a rede viária em torno do equipamento, de forma a beneficiar a logística e a mobilidade dos utilizadores. Em suma, transformamos uma estrutura insuficiente e pouco adaptada ao nosso quotidiano, para dar lugar a uma Praça adequada à vida moderna, reaproveitando todas as suas potencialidades como espaço indispensável na vida da Cidade”, acrescentou Ricardo Rio.

«Espaço totalmente remodelado e com novas valências»

A nova ‘Praça’ continua a servir o propósito do Mercado Municipal, mas modernizada de forma a responder às exigências de segurança, higiene e saúde em vigor, e às atuais dinâmicas de negócio.

O equipamento conta com quatro padarias, 15 talhos (dois deles duplos), quatro espaços dedicados à charcutaria, bancadas para a peixaria, 215 metros quadrados reservados a produtores, 12 lojas interiores e duas exteriores de venda de produtos diferenciados, quiosques para refeições, um restaurante com cozinha autónoma, zona técnica para os talhos e lojas equipada com arcas frigoríficas, vestiários e casas de banho, bem como quatro salas polivalentes para a realização de formações, workshops, ‘showcookings’ e apresentação de produtos e um armazém para deixar as compras e as recolher posteriormente.

“Quisemos trazer novas valências para o Mercado, de forma a valorizar o equipamento e atrair novos públicos. Tivemos em consideração as alterações dos hábitos de compra dos consumidores, o que nos obrigou a adaptar o funcionamento do mercado tradicional às novas necessidades de procura, não apenas para fidelizar clientes, mas também para captar novos segmentos de população”, sublinhou Olga Pereira, vereadora com a responsabilidade de gerir os equipamentos municipais.

A vereadora lembrou ainda que o Executivo Municipal não investiu apenas na requalificação do edifício da Praça, “mas também na manutenção de toda a atividade comercial através do mercado provisório, que permitiu que não se extinguissem os operadores e os hábitos de comprar no Mercado Municipal”.