O Vitória foi eliminado da Taça de Portugal, ao perder em casa, este domingo, ao perder em casa com o Santa Clara, por 1-0, no encontro dos 16-avos-de-final da competição.

Equipa açoriana venceu os vimaranenses pela margem mínima (0-1).

O Santa Clara garantiu, este domingo, uma vaga nos oitavos de final da Taça de Portugal, após vencer, por 1-0, o Vitória de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques.

A vantagem da equipa açoriana no marcador foi estabelecida por Júlio Romão, logo aos oito minutos do desafio, quando o médio desferiu um potente remate, desde fora da área, ao canto superior da baliza de Bruno Varela.

O Santa Clara é a quarta equipa da I Liga a apurar-se para a próxima eliminatória da prova-rainha do futebol português, juntando-se a Sporting, Rio Ave e a Moreirense. As restantes qualificadas são Ac. Viseu, Estoril (II Liga) e Fafe (Campeonato de Portugal).

Declarações de João Henriques, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (0-1) frente ao Santa Clara, que vale a eliminação na Taça de Portugal:

«A questão da justiça e da injustiça no futebol é o resultado. O adversário fez um golo, nós não conseguimos e o que conta é o resultado final. Fomos a equipa mais esclarecida mas não fomos a mais eficaz. Ficamos tristes porque queríamos muito vencer hoje. O grupo está ferido e magoado. Foi uma grande resposta do grupo. Desde que aqui estou foi o melhor jogo, o mais conseguido no seu global, e queríamos com isso honrar um membro da nossa família que partiu esta semana, e fazer aquilo que era como profissional. Pena foi não termos concretizado algumas das muitas oportunidades que criámos. Ganhámos uma equipa, o jogo coletivo, que andávamos à procura. Queríamos continuar na Taça, ir passando eliminatória a eliminatória, mas não tivemos a estrelinha connosco. Quem joga assim e produz desta forma está mais perto de ganhar. Se calhar em dez jogos como este perdemos um, que foi hoje; temos consciência que o trabalho foi bem feito, esta equipa está a cresce a olhos vistos. O futebol é isto, em dez jogos destes ganhamos nove, perdemos hoje».

[Jogo especial frente à anterior equipa?] «Estão lá várias pessoas conhecidas, ainda está lá praticamente a equipa toda. Foram dois anos. É especial por causa disso, de resto foi mais um jogo, assim como para a semana. Amigos, amigos, negócios à parte, como se costuma dizer. O que nos interessa agora é a Taça da Liga».

Declarações de André Ferreira, guarda-redes do Santa Clara, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após ter sido decisivo para a passagem dos açorianos aos oitavos-de-final da Taça de Portugal ao bater o V. Guimarães.

[Sensação após a defesa final?] «Acima de tudo é de ressalvar a entrega da equipa e dar os parabéns por esta vitória. Sabíamos que íamos defrontar uma grande equipa, estávamos à espera de muitas dificuldades, conhecíamos o mister, e assim foi. Coube-me a mim estar no sítio certo para fazer a diferença e salvar o espírito da equipa».

[Até onde querem ir?] «O mais importante foi passar e é assim que encaramos a competição, jogo a jogo. Vamos ver o que nos pode calhar e agora é desfrutar da vitória neste estádio, onde nunca tínhamos vencido e sabemos o quão é difícil».