Coordenador da ‘task force’ do Plano de Vacinação contra a Covid-19 adiantou que a vacina da Janssen será alargada a homens de todas as idades.

O coordenador do plano de vacinação da Covid-19, Almirante Gouveia e Melo, anunciou esta quarta-feira que a vacina Covid da Janssen vai ser alargada a todas as faixas etárias do sexo masculino, uma vez que o fármaco estava limitado a pessoas com mais de 50 anos.

“Qualquer pessoa com mais de 60 anos pode ir a um posto de vacinação e é vacinada, mesmo sem marcação prévia”, garante Gouveia e Melo.

https://d6b88838963b09f7a08c89f1674131fb.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.htmlPUBSegundo as declarações de Gouveia e Melo, o objetivo é “ir buscar as pessoas que ficaram para trás”, isto é, as pessoas que ficaram por vacinar contra a Covid-19.

“A DGS está a preparar uma alteração muito significativa. A vacina estava limitada a pessoas acima dos 50 anos e o que os novos dados trouxeram é que o risco, apesar de muito baixo – um em um milhão -, estava essencialmente concentrado no sexo feminino abaixo dos 50 anos. O que se vai fazer é tirar essa limitação ao sexo masculino”, afirmou Henrique Gouveia e Melo.

O coordenador da ‘Task Force’, que adiantou esta novidade no final da sua participação no Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, que decorre em Coimbra, disse que ao ser retirada essa limitação, é aberta a “possibilidade de dar a vacina ainda a um bom milhão ou milhão e meio de portugueses”.

Questionado pela agência Lusa, Henrique Gouveia e Melo referiu que as decisões deverão estar operacionalizadas dentro de “uma semana e meia”, pelo que vão a tempo, por ainda estar a decorrer a vacinação da população acima dos 50 anos e que não é afetada por essa limitação.

De acordo com o responsável, o ritmo de vacinação “está só dependente das vacinas que chegam a Portugal”, tendo neste momento capacidade de vacinar 100 mil pessoas por dias.