Melhoria explica-se pelo aumento da receita (9,5%) superior ao da despesa (3,6%), segundo a tutela.

As Administrações Públicas registam um saldo orçamental de 962 milhões de euros até abril, na ótica da contabilidade pública, verificando-se uma melhoria de 1.657 milhões de euros, explicada pelo aumento da receita (9,5%) superior ao da despesa (3,6%), anunciou o Ministério das Finanças, esta quarta-feira. 

“Neste desempenho, a receita está ajustada dos 3.018 milhões de euros da transferência do Fundo de Pensões da Caixa Geral de Depósitos (FPCGD) para a Caixa Geral de Aposentações (CGA)”, pode ler-se num comunicado enviado às redações.

A tutela explica ainda que “no que diz respeito à receita, em termos homólogos, a receita fiscal cresce 10% e a receita com contribuições sociais aumenta 11,9%, refletindo as dinâmicas positivas observadas no mercado de trabalho português”.

“Do lado da despesa, a execução orçamental está influenciada pela redução das despesas associadas à pandemia e não reflete a maior parte do impacto das medidas de apoio anunciadas no final de março e em abril – cujos efeitos se materializam essencialmente em maio, junho e julho”, pode ler-se.