Braga marcou presença na edição 2023 da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorreu de 18 a 22 de Janeiro. A presença de Braga em stand próprio, vem reforçar as acções de promoção realizadas no stand do Turismo de Portugal.

A FITUR é o evento que inaugura o circuito internacional de feiras de promoção turística ligada ao mundo das viagens, que permite contactos comerciais e onde se pode tomar contacto com as novas tendências do mercado turístico internacional.

Esta presença visou a apresentação de toda a riqueza atractiva e turística do Concelho, com especial ênfase nos grandes eventos, na reconhecida gastronomia, no vasto património, no distinto comércio e as várias iniciativas desportivas e culturais, sem esquecer os múltiplos equipamentos para acolher quem visita Braga.

De realçar a importância de Braga marcar presença em certames desta dimensão, não só pela possibilidade de ali se poder mostrar toda a oferta turística, mas também pelos contactos directos com diversos operadores turísticos, imprensa, empresas e entidades internacionais do sector, reforçando o potencial turístico de Braga.

Segundo António Barroso, da Câmara Municipal de Braga, esta foi mais uma oportunidade para reforçar a notoriedade e procura de parceiros para incrementar as iniciativas que desenvolvidas em Braga com os parceiros públicos e privados. “Promovermos os nossos principais activos turísticos em estreita ligação com Associação Empresarial de Braga, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte e com a Associação de Turismo do Porto e Norte, é algo que pretendemos continuar a fazer em certames desta natureza e noutros fóruns internacionais, para prosseguirmos e intensificarmos a nossa estratégia de afirmação internacional de Braga e do Minho como um dos melhores destinos turísticos”, referiu.

Em representação da Associação Empresarial de Braga, Rui Marques defendeu que “participar na FITUR é revelador da ambição e do potencial turístico de Braga” e destacou a importância de a promoção internacional do Concelho “ser efectuada em estreita colaboração entre a Câmara Municipal, a Associação Empresarial e os principais agentes turísticos que operam em Braga”.

Durante este certame realizaram-se várias reuniões de trabalho no espaço de Braga quer pelos responsáveis da CMB e da AEB quer pelos técnicos da Autarquia bem como pelos empresários Bracarenses que puderam usufruir do espaço para impulsionar os seus negócios e trocar experiências com outras empresas de todo o mundo que marcaram presença na FITUR.

Segundo o Director Geral da AEB, “a capacidade agregadora que o Município de Braga tem demonstrado na definição e implementação da estratégia de promoção turística de Braga, valorizando a participação e envolvimento dos parceiros privados, constitui uma enorme mais-valia que potenciará a competitividade da oferta turística de Braga”.