Um homem de 51 anos foi constituído arguido por maus-tratos a animais de companhia, na segunda-feira, em Amares, anunciou hoje a GNR. O suspeito, caçador, tinha cerca de 80 cães, vários deles feridos e sem acesso a tratamento médico-veterinário.

A ação desenvolvida pelo Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) da Póvoa de Lanhoso resultou também na apreensão de várias armas, munições e medicamentos de uso exclusivo veterinário.

Em comunicado, a GNR refere que, “no âmbito de uma investigação por maus-tratos a animais de companhia, os militares apuraram que um homem de 51 anos tinha vários cães sem qualquer tipo de registo, assim como animais doentes e feridos sem acesso ao devido tratamento médico-veterinário”.

Foram realizadas buscas na casa do suspeito e num anexo, tendo sido apreendidas quatro caçadeiras, duas carabinas, um silenciador para carabina de calibre 22mm, cerca de 600 munições de vários calibres e medicamentos de uso exclusivo veterinário.

“Foram ainda fiscalizados cerca de 80 cães, tendo sido detetadas várias infrações à legislação em vigor sobre a proteção e bem-estar de animais de companhia”, refere o comunicado, acrescentando que o indivíduo foi constituído arguido por maus-tratos a animais de companhia e posse de arma proibida e os factos remetidos para o Tribunal Judicial de Amares.

Os cães não lhe foram retirados. “A ação foi acompanhada por um médico-veterinário e foi decidida a não retirada dos cães, porque, apesar dos maus-tratos, não estavam em perigo de morte. O suspeito foi notificado para proceder ao tratamento médico-veterinário e será feita uma análise posterior, no curso da investigação para se verificar se deu trato adequado aos cães, senão, aí, ser-lhe-ão retirados”, explicou a jornal on line O MINHO o Comandante do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, capitão Salgado Mendes.

A operação contou com o reforço do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Braga e da Unidade de Intervenção (UI).