Banca concedeu 46 mil milhões de euros em moratórias até setembro

Os números foram divulgados, esta sexta-feira, pelo Banco de Portugal.

banca concedeu 46 mil milhões de euros em moratórias até setembro, no âmbito da pandemia, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), esta sexta-feira, que estão a ser citados pela imprensa económica. 

Os dados do supervisor da banca revelam que 24,4 mil milhões de euros são empréstimos de famílias e 21,6 mil milhões de euros correspondem às empresas. 

O Banco de Portugal prevê que 15% do crédito às empresas, cerca de 11 mil milhões de euros, fique por pagar durante o período de vigência das moratórias, segundo números do Relatório de Estabilidade Financeira divulgado na quinta-feira.

“Estima-se que até ao final do período de vigência da moratória (setembro de 2021), as prestações devidas e não pagas possam ascender a cerca de 15% do stock de empréstimos das empresas (cerca de 11 mil milhões de euros, do qual um terço relativo a prestações devidas até setembro 2020)”, pode ler-se.

O documento revela que as pequenas e médias empresas (PME), os setores mais afetados pela crise, e as empresas com menor risco de crédito antes da pandemia registaram, “em termos relativos, um maior recurso a medidas de apoio”.

O Governo vai prolongar a adesão às moratórias bancárias até ao dia 31 de março de 2021, no seguimento da ‘luz verde’ que foi dada por parte da Autoridade Bancária Europeia (EBA).