O Sporting de Braga venceu hoje o Estoril Praia por 3-1, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga de futebol, com um ‘hat-trick’ do avançado Paulinho, e é um último apurado para a ‘final-four’.

A jogar em casa, o Sporting de Braga, da I Liga, adiantou-se no marcador aos 14 minutos, por intermédio de Paulinho, na recarga a uma grande penalidade que desperdiçou, com o internacional português a marcar de novo aos 64 e 78, enquanto André Franco, aos 64, marcou o golo da equipa da II Liga.

Com esta vitória, o Sporting de Braga junta-se ao Sporting, FC Porto e Benfica e fecha as equipas apuradas para a ‘final-four’ da competição, este ano num formato reduzido, devido à pandemia de covid-19, que vai decorrer entre 16 e 23 de janeiro, em Leiria.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (3-1) frente ao Estoril, que vale a passagem à Final Four da Taça da Liga:

«Foi um jogo bem preparado num curtíssimo espaço de tempo. Estudámos a equipa do Estoril e os nossos jogadores foram bravos, interpretaram bem o que pretendíamos, tanto é que num período de dez a quinze minutos podíamos ter feito três golos e arrumar com a eliminatória. O Estoril tenta sair a jogar, que me lembre entrou uma bola no Crespo, pressionámos bem e obrigámos a cometer erros. Na segunda parte e intencionalidade foi a mesma e a partir daí entrámos bem no jogo e o Fransérgio tem uma oportunidade flagrante, mas acerta com a bola na barra na oportunidade mais flagrante do encontro. Fizemos depois o 2-0, o Estoril é uma boa equipa e consegue uma reação num momento em que eu estava a pensar reforçar a linha de meio campo. Conseguimos estancar o jogo e, a partir daí, conseguimos o 3-1 e uma vitória inteiramente justa».

[Calendário apertado. Plantel é suficiente?] «Estive a ver, estudei o calendário hoje de manhã. É a responsabilidade que criámos de estar em quatro competições. Em partir de janeiro, até março, vai ser jogar de três em três dias. É público que precisamos de uma ou outra unidade. Fundamentalmente o Moura, a lesão, abriu uma brecha. Vamos tentar ao máximo equilibrar o plantel em janeiro, está nas mãos do presidente, mas vamos tentar».

[Pressão por o Sp. Braga é o detentor do troféu?] «A minha pressão neste momento é ir para casa, descansar, dormir bem; não vou fazer como compostas para os vizinhos, porque já é tarde; não tenho tempo. A minha preocupação é o próximo jogo, o Rio Ave, essa é que é a preocupação… »

Declarações de Bruno Pinheiro, treinador do Estoril, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (3-1) frente ao Sp. Braga:

«Saio com uma sensação muito boa. Acho que fizemos um jogo muito competente, fomos competitivos, sabemos a força do Braga, é um dos grandes. Mas apesar das probabilidades contra nós em determinados momentos conseguimos equilibrar e tornar o jogo interessante. Estou triste pelo resultado mas satisfeito pela postura».

[Jogo muitas vezes no meio campo adversário…] «Tivemos todo o mérito, é essa a nossa forma de jogar, é isso que nos caracteriza. Não fizemos tanto tempo como gostaríamos, se dependesse de nós estaríamos noventa minutos no meio campo adversário. Foi a nossa forma de jogar, em períodos do jogo fizemos isso com qualidade. Andámos à volta da área do Braga, nem sempre com a agressividade desejada na procura do golo, mas sabíamos que é difícil».

Veja aqui os melhores momentos da partida

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Estoril Praia, 3-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Paulinho, 14 minutos.

2-0, Paulinho, 59.

2-1, André Franco, 64.

3-1, Paulinho, 78.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Esgaio, Tormena, Bruno Viana, Sequeira, Castro (João Novais, 86), Fransérgio, Galeno, Iuri Medeiros (Al Musrati, 68), Ricardo Horta (Rodrigo Gomes, 90) e Paulinho (Abel Ruiz, 90).

(Suplentes: Tiago Sá, Zé Carlos, Raul Silva, João Novais, Al Musrati, André Horta, Abel Ruiz, Rodrigo Gomes e Schettine).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Estoril Praia: Thiago, Carles Sorria, Hugo Basto, Hugo Gomes, Joãozinho, Gamboa (Lazare, 86), Miguel Crespo (Rosier, 79), André Franco, Vidigal (Murilo, 79), Harramiz (Chiquinho, 86) e Yakubu Aziz (João Carlos, 86).

(Suplentes: Dani Figueira, Vital, Chiquinho, Empis, Bruno Lourenço, Murilo, Lazare, Rosier, João Carlos).

Treinador: Bruno Pinheiro.

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).

Ação disciplinar: Bruno Viana (21) e Galeno (90+3).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.