A plataforma foi lançada este sábado, dia em que Portugal recebeu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19.

OGoverno lançou este sábado, no dia em que chegaram a Portugal as primeiras vacinas contra a Covid-19, uma nova página dedicada ao processo de vacinação contra a Covid-19.

Disponível a partir do site da DGS e do site Estamos On, este espaço “pretende esclarecer os cidadãos quanto a todos os detalhes relativos ao processo de vacinação, que começa este domingo, dia 27 de dezembro”, refere a nota enviada às redações.

Na página poderá ser encontrada toda a informação sobre a vacinação contra a Covid-19 numa linguagem que o Governo considera “simples e clara, respondendo às principais questões que têm vindo a ser levantadas desde o anúncio da chegada da vacina ao nosso país”.

A vacina é eficaz? A vacina é segura? Quais os diferentes tipos de vacina que serão administradas em Portugal? Quais os grupos prioritários? Estes são alguns dos exemplos das questões respondidas na plataforma.

No portal poderá ainda fazer uma simulação para ficar a saber em que altura será chamado pelo SNS para vacinação.

São também disponibilizados os contactos e linhas de apoio que devem ser utilizados pelos cidadãos que queiram saber mais sobre o processo de vacinação.

Ao longo de 2021, a página, que foi concebida pelo Governo em estreita articulação com a ‘task-force’, a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, contará com atualizações periódicas quanto à execução da campanha de vacinação, bem como outras notícias de relevo e informações prestadas pela ‘task-force’, refere-se no comunicado.

O primeiro lote da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech chegou hoje de manhã a Portugal e contempla 9.750 doses destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

Este lote de 9.750 doses será reforçado com a antecipação da entrega de mais 70.200 doses, que têm chegada prevista para segunda-feira, elevando o total disponível para administração até ao final do ano para 79.950 vacinas, segundo o Ministério da Saúde.

Entre dezembro e o primeiro trimestre de 2021, que corresponde ao período da primeira fase definida pela ‘task-force’ responsável pelo plano de vacinação, Portugal espera receber 1,2 milhões de vacinas, distribuídas por três períodos: 312.975 doses no acumulado de dezembro e janeiro, 429 mil doses em fevereiro e 487.500 em março.