Apoio camarário ao arrendamento em Braga sobe para 800 mil euros e apoia 750 famílias.

A Bragahabit vai dispor em 2021 de 800 mil euros para o RADA – Regime de Apoio Direto ao Arrendamento que beneficiará 750 famílias com apoio ao pagamento de rendas de casa: “este sistema começou na gestão do PS com 281 mil euros em 2013, mas o Município tem vindo a subir o montante dado à BragaHabit”, disse a O MINHO, o presidente da Câmara, Ricardo Rio.

O autarca adiantou que, “este reforço, de 600 para 800 mil, coincidirá com a alteração do regulamento do RADA, permitindo que o apoio se torne permanente para as famílias em que todo o agregado apresente idade superior a 65 anos ou cujos rendimentos dependam unicamente da reforma por idade ou invalidez”.

Até agora, a ajuda diminuía progressivamente nos cinco anos seguintes, de forma a evitar a chamada subsídio-dependência: “há famílias cujo rendimento, por reforma ou invalidez, não vai aumentar, o que justifica que lhe demos um apoio permanente”, sublinhou.

O RADA é um apoio provisório, que vai até 5 anos, com redução do valor de subsidio a cada renovação.

Obra no Bairro das Enguardas concluída

Obra pronta. A empresa municipal Bragahabit concluiu, no final de dezembro, a requalificação do bairro social das Enguardas um investimento de 1,1 milhões de euros.

O administrador-executivo, Vítor Esperança revelou a O MINHO que a empreitada incidiu sobre quatro edifícios e “incluiu a remodelação dos exteriores, pintura de fachadas, substituição de caixilharias e coberturas; remodelação de caixas de escadas, instalações elétrica, pintura, corrimãos e madeiras; substituição de louças sanitárias, de cozinhas; de pavimentos e revestimentos de paredes; de infra estruturas elétricas; e de abastecimento de água e saneamento; e revisão e reparação dos vãos interiores em todos os apartamentos”.

Apesar desta intervenção – sublinhou – o bairro não fica totalmente reabilitado, dado que 60 por cento dos apartamentos são propriedade privada e alguns edifícios, muito degradados, são do Instituto de Gestão da Segurança Social: “estamos a estudar a possibilidade de vir a ajudar os proprietários, com menos posses, a fazer algumas obras”.

A conclusão da obra permite a transferência para as Enguardas de duas famílias que residem no bairro do Picoto, que está em avançado estado de degradação.