O frio que se tem registado ao longo do mês de dezembro tem sido propícios ao registo de um fenómeno meteorológico (sincelo) ainda pouco divulgado no nosso país, mas que ocorre com naturalidade nos locais mais frios do mundo.

A serra do Larouco, em Montalegre, distrito de Vila Real, acordou hoje novamente em tons de branco graças ao sincelo, um “fenómeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a temperaturas negativas e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contato com a superfície”, como mostra a lente de Marco Penso, num registo capturado às 11:00 horas, quando grande parte do gelo já tinha derretido. A imagem foi divulgada pela página da rede social Facebook dedicada à meteorologia “Meteo Trás os Montes“.PUBLICIDADE

Foto: Marco Penso

Apesar de não ser neve, este fenómeno mostra a beleza ‘branca’ que o frio pode originar nos locais mais altos do país, como mostram também as fotos de Pedro Melão, que reportam ao dia 09 de dezembro.

Foto: Pedro Melão

Foto: Pedro Melão

Foto: Pedro Melão 

A definição dada pelo Instituto Português de Mar e Atmosfera para este fenómeno é a de “depósito de gelo, constituído por grãos mais ou menos separados por bolhas de ar, às vezes com ramificações cristalinas”.