O segredo para uma pele mais jovem e saudável

Comecemos logo por deitar por terra a ideia de que a barba é um impeditivo para o uso de máscaras de rosto. Saiba tudo aqui.

As máscaras de rosto são as meninas bonitas das rotinas de beleza dos dias atuais. Além de oferecerem um sem-fim de benefícios à pele, são dos poucos produtos que realmente conseguem fazer jus às promessas feitas.

De aplicação pontual – uma a duas vezes por semana, dependendo, claro, das necessidades cutâneas de cada pessoa – e sob a forma de creme, granulado, adesivo ou folha, as máscaras de rosto são o segredo para uma pele jovem (e sem grande esforço para conseguir tal).

Quando usadas de forma correta e respeitando o tipo de pele que se tem, as máscaras assumem-se como aliadas na remoção de impurezas, no controlo da oleosidade, na prevenção da secura cutânea, no equilíbrio do brilho na tez e, claro, da prevenção de rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento.

E qual a melhor parte? Pode usar uma boa variedade de máscaras e, com isso, retardar o processo anti-envelhecimento. Como? Basta saber a finalidade de cada máscara e enquadrá-la na rotina.

Existem, por exemplo, máscaras com o poder esfoliantes que são ideais para os fins de semana – ajudam a remover todas as impurezas e deixam a pele pronta para a ação de todos os outros cosméticos. Mas existem também máscaras antipoluição, que são boas para terminar a semana em beleza.

Quem preferir uma rotina o mais minimalista possível, pode simplesmente aplicar uma única vez por semana uma máscara que ajude e potenciar as características da pele.

Aplicação de máscaras de rosto passo a passo:
1 – Lavar corretamente o rosto, removendo os cremes e potenciais resíduos que se acumulam ao longo do dia;

2 – Ler as recomendações dadas na embalagem do produto e aplicar a máscara no rosto (as que são em forma de creme ou pasta podem ser aplicadas com a ajuda de um pincel ou com os próprios dedos);

3 – Deixar atuar durante alguns minutos, podendo o tempo de espera variar entre os três e os 20 minutos;

4 – Remover com água e com uma toalha suave;

5 – Aplicar o creme habitual que satisfaça as necessidades da pele.

Máscaras de rosto: A questão da barba
Comecemos logo por deitar por terra a ideia de que a barba é um impeditivo para o uso de máscaras faciais.

A zona sem pelo mantém-se totalmente apta para receber as máscaras em forma de creme ou granulado, já a zona com barba requer outros cuidados. O uso de máscaras faciais pode também acontecer, mas convém que haja uma hidratação posterior do pelo, especialmente se a máscara usada potenciar a secura da pele como forma de controlar a oleosidade.

Algumas máscaras faciais podem ainda ser uma mais-valia para a barba, amaciando o pelo, mas, mais uma vez, convém que esta parte do rosto receba produtos especializados.

O ideal é aplicar a máscara facial na zona sem pelo e recorrer a hidratantes e controladores próprios para a zona da barba, evitando a acumulação de impurezas, por exemplo.