Faleceu António-Pedro Vasconcelos

Faleceu António-Pedro Vasconcelos, conforme confirmou uma fonte do Ministério da Cultura à CNN Portugal. Tinha 84 anos.

“É com profunda tristeza que a família de António-Pedro Vasconcelos comunica que o nosso querido A-PV nos deixou esta noite, poucos dias antes de completar os seus 85 anos de uma vida maravilhosa”, diz o comunicado divulgado nesta quarta-feira.

António-Pedro Vasconcelos, uma figura de destaque no Cinema nacional, recebeu a distinção de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1992. Estudou Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Filmografia na Universidade de Sorbonne, embora não tenha concluído os cursos.

Iniciou a sua carreira no cinema com os filmes “Perdido por cem” (1973) e “Oxalá” (1980), tendo sido responsável por filmes de sucesso como “O lugar do Morto” (1984) e “Jaime” (1999).

Além do cinema, realizou também séries documentais e de ficção para televisão, como a co-produção luso-francesa “Aqui d’El Rei” (1992), e fundou o Centro Português de Cinema, conforme indicado na sua biografia na Academia Portuguesa de Cinema.

António-Pedro Vasconcelos foi agraciado com os Prémios Sophia para Melhor Filme e Melhor Realizador por “Os gatos não têm vertigens” em 2015, bem como o Prémio Sophia para Melhor Filme por “Amor Impossível” em 2017, além de ter sido distinguido como Melhor Realizador.

Os seus últimos trabalhos incluíram “Parque Mayer” (2018) e “Km 224” (2022).