O PS levantou hoje em reunião da Câmara de Braga o que disse serem as preocupações dos comerciantes de Lamaçães que temem pelo futuro das suas lojas, dado que a ciclovia, em pena fase de construção, lhes tirou clientela por falta de estacionamento à porta. O vereador socialista Artur Feio disse que a clientela do comércio – minimercados, peças e acessórios, venda de tintas e outras – deixou de as frequentar, já que na zona as pessoas param, entram e saem de forma rápida.

“Os comerciantes fizeram-nos chegar esta dificuldade que lhes apareceu de repente e anteveem uma redução significativa da sua atividade, que temem se torne quase definitiva sem alternativas de estacionamento”, afirmou, acrescentando que os queixosos já fizeram chegar o tema em reuniões com o vereador João Rodrigues, que tem o pelouro das obras no espaço público, pedindo uma alternativa, “de forma a acomodar a necessidade dos comerciantes, sem a qual muitos podem ter de fechar”.

Em resposta, Ricardo Rio disse que aquele vereador está a tentar encontrar outros lugares na zona para estacionamento, quer de moradores, quer de clientes de lojas de comércio e de restauração.

Explicou, a propósito, que o projeto feito para a Ciclovia da Encosta teve de retirar os lugares de estacionamento, dado que, anteriormente, a manutenção de lugares de aparcamento de automóveis, “punha em causa a segurança dos ciclistas”.