A empresa galega de moda infantil Pili Carrera vai entrar em liquidação face aos efeitos económicos provocados pela pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

A firma, que tem lojas oficiais em Guimarães e Braga, já estava debilitada por causa de dívidas a credores e tinha fechado algumas lojas e despedido 39 trabalhadores no ano de 2019, antes da chegada do coronavírus (e dos confinamentos).

A notícia é avançada pelo jornal galego Faro de Vigo, que cita fontes próximas da direção da empresa têxtil, sediada em Pontevedra. A direção já terá comunicado este “passo definitivo” face a uma situação que se torna “insustentável”.

Refere a mesma fonte que a empresa não terá liquidez para pagar as contas do próximo mês de fevereiro, pelo que a direção irá reunir-se com administrador jurídico para negociar “alternativas”.

Em declarações à agência EFE, fontes sindicais asseguram que a hipótese mais plausível passa pelo Expediente de Regulação de Emprego para a liquidação da empresa, de forma a não acumular mais dívidas.

“Estávamos há muito tempo em agonia, a situação da empresa já era de debilidade e a pandemia acabou com ela”, concluíram as fontes sindicais citadas pela agência de notícias de Espanha.

Em setembro de 2018, a administração da Pili Carrera já tinha entrado em processo de insolvência para pagar aos credores. Na altura tinha 105 funcionários em Espanha e 15 em Portugal. No nosso país, conta com cinco lojas oficiais e duas em outlets, entre os quais o de Vila do Conde.

Fundada em 1963, a Pili Carrera chegou a ter lojas em 15 países: para além de Portugal e Espanha, também nos Estados Unidos, na Arábia Saudita, na China, na Rússia e no Kuwait, com mais de 600 lojas multimarcas espalhadas por todo o mundo.