Longas filas para passar a fronteira de Valença

Fronteiras

Na manhã desta segunda-feira registam-se longas filas na fronteira entre Valença e Tui, o único ponto de passagem entre o Alto Minho e Galiza aberto 24 horas por dia, todos os dias, para as exceções permitidas no âmbito do decreto de estado de emergência.

Segundo o jornal La Voz de Galícia, cruzar a fronteira levava pelo menos uma hora e há filas de três quilómetros do lado de Espanha.

No sentido Portugal-Espanha também, desde manhã cedo, também se regista fila, formada sobretudo por camiões.

Na sexta-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) explicou as regras que entraram em vigor no domingo, aprovadas no Conselho de Ministros de quinta-feira e que contemplam o autoconfinamento (proibição de sair do país) e a reposição do controlo de fronteiras, com suspensão de viagens de comboio e de barco.

No comunicado, o Governo especifica que há oito pontos de passagem permanentes (24 horas por dia), cinco pontos de passagem autorizados nos dias úteis das 07:00 às 09:00 e das 18:00 às 20:00, e um ponto de passagem autorizado (Rio de Onor) às quartas-feiras e aos sábados das 10:00 às 12:00.

Os oitos pontos permanentes são em Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde e Castro Marim.

Os cinco pontos de passagem nos dias úteis são Monção, Miranda do Douro, Termas de Monfortinho, Mourão e Barrancos.