O mês de janeiro representou cerca de 6 mil infeções das 16 mil que o concelho de Braga regista desde o início da pandemia, há quase um ano. Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, fez hoje um balanço e deixou algumas novidades para o futuro, como é o caso da construção do Parque das Sete Fontes.
Em vídeo publicado na sua página oficial da rede social Facebook, o autarca salienta que “cerca de 8% da população” do concelho já esteve (ou está) infetada com o novo coronavírus.
“Infelizmente, registaram-se mais de 30 óbitos, subindo para 180”, existindo 190 pessoas internadas no Hospital de Braga, 30 na UCI, o que representa “a duplicação face ao número que tínhamos no início de 2021“.
“É uma situação ainda extremamente grave, que obriga a sentido de responsabilidade elevado por parte de cada um, não só nas regras individuais mas também coletivo, ao nível do confinamento”, realça.
Intolerável
“É intolerável que ainda exista um ou outro estabelecimento que teime em não adotar as regras”, disse também Ricardo Rio, recordando que “tem sido prática da Polícia Municipal, PSP e GNR aplicar tolerância zero” para esses locais.
O autarca diz que há cada vez gente mais jovem a necessitar de internamento clínico. “Em Braga existem dezenas de camas para além das disponíveis no Hospital de Braga que podem ser facilmente acionadas”, sublinha.
“Vamos também ter em conta o aspecto da vacinação, principal alimento de esperança. Até final de março pouco será aligeirado no conjunto de regras que enfrentámos e também a vivência pública”, afirma assegurando que “está posta de parte a realização de qualquer grande evento durante os próximos meses”.
Vacinação para 18 mil pessoas a partir de amanhã
Destaca ainda a colaboração entre ACES, Bombeiros Voluntários e Câmara de Braga para desenvolver o plano de vacinação: “Foram vacinados mais de 900 profissionais e outros tantos utentes dos lares de terceira idade do concelho de Braga”.
“18 mil pessoas vão passar pelo Largo Paulo Orósio para serem vacinados, graças à colaboração dessas entidades”, destaca ainda Ricardo Rio, recordando que os parquímetros vão ser desligados ao redor do local de vacinação para facilitar o processo.
O autarca afirma ainda que o processo nacional “foi mal gerido” por parte das autoridades.
Parque das Sete Fontes
Ricardo Rio disse que nos últimos dias a autarquia chegou a acordo com o principal proprietário de espaços verdes na área do futuro Parque das Sete Fontes. “O que permitirá de imediato de cerca de 5 hectares para construir o parque”, assumiu.
O autarca falou ainda nos apoios à educação, na candidatura a Capital Europeia da Cultura (2027) e apelou ao voto na lista de melhores destinos europeus para 2021.