O Município da Póvoa de Lanhoso renovou o galardão de Município Amigo do Desporto, atribuído pela Cidade Social.

Nesta distinção pesaram, de entre outros aspetos, o facto de a Póvoa de Lanhoso dispor de uma Instalação Desportiva recomendada (Piscina municipal coberta), o facto de ter uma Programação Desportiva Recomendada e o facto de ter um Campo de Férias recomendado (Programa Férias Ativas) por parte da Cidade Social e pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, as infraestruturas desportivas serão reforçadas, com um novo projeto, no qual a autarquia já trabalha, com vista à construção de um novo pavilhão com uma forte vertente desportiva. “É um projeto ambicioso, mas fundamental para continuarmos a melhorar as condições para a prática do desporto e para a realização de eventos desportivos”, considerou, aquando da entrega da bandeira, no dia 24 de janeiro, no âmbito da segunda Gala do Desporto, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Já para o Presidente da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, Dimas Pinto, o Município da Póvoa de Lanhoso é uma referência no âmbito dos 120 Municípios que integram o Programa Município Amigo do Desporto.

Em seu entender, a Póvoa de Lanhoso “promove o desenvolvimento do nível desportivo da população, incentiva e apoia o associativismo no concelho, colabora com as associações e clubes na organização de eventos de interesse para o concelho no âmbito da cultura, juventude, turismo e desporto, desenvolve e apoia o desporto e recreação através do aproveitamento dos recursos naturais do concelho”.

De acordo com o mesmo responsável, “a programação desportiva do Município da Póvoa de Lanhoso, para além da promoção da atividade física e da promoção das atividades desenvolvidas com as associações locais, funciona como promoção turística do património local, associando-se sempre que possível às atividades as datas comemorativas do concelho”. “Todos nós percebemos o impacto que o desporto tem a nível dos territórios. O desporto é educação, o desporto é saúde, o desporto é economia, o desporto é turismo, o desporto é integração, o desporto é inclusão”, concluiu Dimas Pinto.

A Póvoa de Lanhoso recebeu pela primeira vez este galardão em 2018. No ano de 2019, renovou esta distinção e o galardão respetivo foi entregue em território Povoense, já em janeiro de 2020.