Fogos aumentaram com crescimento populacional e confinamento.

Uma necessidade da cidade e um anseio antigo dos bombeiros sapadores. A Câmara de Braga abriu concurso público para adquirir um VUCI – Veículo Urbano de Combate a Incêndios, um investimento de 250 mil euros.

O vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, revelou ao JN que a aquisição do veículo se justifica dado o crescimento populacional de Braga, que tem hoje quase 200 mil habitantes, e o facto das pessoas estarem confinadas em casa tem aumentado o número de fogos não florestais.

A compra será feita pelo método de “leasing”: “em período de pandemia, com o Município a despender vários milhões na ajuda ao combate à doença, esta é a solução ideal para que o problema não seja adiado”, disse.

O autarca da coligação PSD/CDS sublinha que “a segurança das pessoas e bens é uma prioridade” e salienta que os Bombeiros têm, atualmente, duas viaturas de combate a fogos urbanos, mas uma delas, da marca japonesa Hino, tem mais de 20 anos e como já não se fabrica, enfrenta uma crónica falta de peças, o que motiva longos períodos de reparação.

Os Sapadores têm, também, uma viatura autoescada para o mesmo fim, mas precisam de ter duas operacionais para zonas urbanas, acrescenta.