Os programas-piloto do Plano Local de Leitura de Braga foram apresentados no Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

As iniciativas “Livros à Tua Porta” e “Livros com Rodas” promovem a leitura e o desenvolvimento de competências de literacia. A primeira entrega livros ao domicílio e conta com o apoio da Biblioteca Lúcio Craveiro (BLCS) e das Juntas de Freguesia de S. Victor e de Sobreposta.

O acesso e a pesquisa no catálogo da BLCS pode ser feito através do sistema de requisição online através do preenchimento de um formulário e cada leitor pode requisitar até três livros e agendar a entrega dos livros, recebendo-os no local que preferir. A medida permite ajudar pessoas com mobilidade reduzida aumentando a acessibilidade aos livros e à leitura.

A segunda iniciativa “Livros com Rodas” tem como objetivo incentivar e promover a leitura e é também dinamizado pela Junta de Freguesia de São Victor, tendo em conta o contexto pandémico. Durante alguns dias da semana, a carrinha da Junta de Freguesia estará algumas horas numa das praças da freguesia para ceder livros aos habitantes de S. Victor recuperando, assim, o modelo de Bibliotecas Itinerantes.

Também a Junta de Freguesia de Sobreposta e a Associação Social e Cultural de Sobreposta estão a fazer esforços para instaurar uma Biblioteca Comunitária no território que permite a criação e descentralização de novos espaços de leitura e empréstimos de livros.

Os dois programas estão incluídos no plano de ação do “Braga, Cidade Leitura – Plano Local de Leitura de Braga” que será apresentado nos próximos meses numa iniciativa que conta com o Município de Braga, da Rede de Bibliotecas de Braga e da Universidade do Minho.