Novo eixo viário entre Pinheiro Manso e Mouril contribui para a distribuição e fluidez do tráfego automóvel na zona de grande mobilidade em Guimarães.

A abertura da nova variante de Silvares à EN206 permitiu estabelecer a ligação entre Pinheiro Manso e Mouril, complementando a transformação da rede viária nesta zona central de mobilidade com a abertura do desnivelamento da rotunda de acesso à autoestrada e ainda a ligação de Mouril à rotunda de Reboto.

O presidente da câmara de Guimarães destaca a concretização de um objectivo assumido na resolução do tráfego automóvel no eixo de Silvares. “Esta nova via à EN206 permite fluir o trânsito nesta zona central de mobilidade para Guimarães, constituindo uma alternativa muito válida para quem vem de Pevidém ou S. Martinho de Candoso, assim como para as pessoas que vêm de Brito ou Ronfe em direcção a Guimarães e já não necessitam de passar pela rotunda da autoestrada.

Há aqui uma distribuição de trânsito numa obra bem executada e que, a partir de agora, passa para o domínio público municipal”, frisou o presidente da câmara. Domingos Bragança agradeceu ao promotor privado, na pessoa do engenheiro João Matos, na sequência do processo de contractualização para urbanização de comércio e serviços, assim como à empresa construtora da Rodrigues & Camacho e à equipa municipal que acompanhou a obra.

O autarca manifestou, entretanto, a intenção de continuar o projecto da mobilidade suave e ligar a cidade ao Rio Ave, através do Parque de Ardão, com percurso pedonal e ciclável.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Silvares, “estas obras vieram resolver um problema de há muitos anos na freguesia de Silvares, dado o intenso tráfego automóvel”. O autarca considera que a via “é fundamental para a freguesia de Silvares” ao ponto de apelidar como “a nova Avenida Central que vai permitir ligar todo o Centro Cívico que está a ser projectado, desde a nova sede da Junta, a Igreja e sua zona envolvente assim como maior acessibilidade à escola e ligação também ao cemitério”.

O promotor privado, João Matos, destacou que esta obra é “estruturante” no sentido de impulsionar ainda o empreendimento logístico, comercial e de serviços em Silvares.