Cultural Weekend marca o arranque da iniciativa já este fim de semana e tem apoio dos SASUM e da BLCS.

“Residências com Cultura” é o tema da iniciativa cultural, organizada pelas Comissões de Residentes das Residências Universitárias da Universidade do Minho, que será levada a cabo ao longo de 2021. Envolvendo diversas atividades, destaca-se o Cultural Weekend, a realizar a 26, 27 e 28 de março. Um fim de semana em que a cultura, nas vertentes da poesia, do teatro e da história estarão em evidência.

O programa inicia-se com a comemoração do Dia do Livro Português, com um sarau de poesia pelas 21h30. No sábado, dia 27, comemora-se o Dia Mundial do Teatro, com a leitura da peça “o bailarino” de Bernardo Santareno, a partir das 17h00. A atividade termina com a celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos, que terá como orador José Cadima Ribeiro, com a intervenção “Os centros históricos das cidades: alguns olhares possíveis”, a partir das 17h00.

Dada a situação pandémica, a atividade será ‘online’, devendo os interessados preencher o formulário de pré-inscrição em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctQtdeO7P7SATGUN6-MCncbo69B_rcm38B8fSwUuTUbiVsAQ/viewform?usp=sf_link

Para além desta, o programa geral prevê ainda atividades como o BookCrossing, submetida ao tema “um livro a circular é melhor que um livro na estante”, convidando todos os residentes à leitura espontânea e recreativa. Serão colocados livros em alguns espaços comuns das residências, e os estudantes serão convidados a partilhar os seus próprios livros; criação do Clube de Leitura, elegendo as residências como um espaço de leitura e partilha cultural, com sessões mensais de leitura partilhada em voz alta; e, numa lógica de desenvolvimento de competências pessoais, os estudantes das residências participarão em ações informativas sobre a plataforma PressReader (leitura de jornais e revistas de todo o mundo).

A iniciativa conta com o apoio dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS).