Merelim S.Pedro e Frossos transportam compasso em carrinha

Junta de Merelim S.Pedro e Frossos, em Braga, em parceria com a paróquia local, decidiu levar o compasso a todas as ruas da freguesia, através de uma carrinha. A autarca, Adélia Silva, garante que a iniciativa foi feita “de surpresa” para evitar ajuntamentos.

A carrinha arrancou esta manhã de domingo para levar “uma mensagem de esperança”, sobretudo aos idosos, explicou Adélia Silva, ao JN, sublinhando que a tradição do compasso “está muito enraizada” naquela comunidade.

“Há pessoas muito tristes, que temem sair de casa, e foi um ato simbólico”, justificou a autarca, ao JN, garantindo que as recomendações da Igreja – que se opôs à saída dos compassos à rua – estão a ser respeitadas.

Para evitar aglomerados, Adélia Silva assegura que a carrinha saiu ornamentada com as cruzes “sem hora marcada” e “nem sequer está a seguir o trajeto normal” de um dia de Páscoa tradicional.

“Quem é de Merelim e Frossos sente muito [este dia] no coração e quisemos levar alento às pessoas. Para nós é gratificante vê-las felizes”, frisou a autarca.

Nas redes sociais, onde a própria junta publicou uma imagem da carrinha ornamentada, são várias as pessoas a elogiar a iniciativa.