Novo formato irá ser colocado em prática já esta temporada.

Formula 1 anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta segunda-feira, que irá ‘revolucionar’ o formato de qualificação em três Grandes Prémios já na presente temporada, sendo esta realizada em sprint.

As corridas ao certo ainda não foram reveladas, limitando-se o organismo a informar que duas terão lugar em continente europeu, e a restante fora dele, o que vai de encontro aos rumores que apontam para que a ‘experiência’ seja aplicada em Silverstone, Monza e Interlagos.

“A qualificação em sprint colocará os pilotos em luta numa extensão de 100 quilómetros nas tardes de sábado dos fins de semana dos Grandes Prémios selecionados, com o resultado da qualificação em sprint a decidir a grelha de partida para a extensão completa no Grande Prémio de domingo”, pode ler-se na nota.

No novo formato, as sextas-feiras contarão com um “primeiro treino de 60 minutos de manhã com dois jogos de pneus a escolher livremente pelas equipas”, seguindo-se o “formato normal de qualificação à tarde com apenas cinco jogos de pneus macios disponíveis”.

O dia seguinte será composto por um “segundo treino livre de 60 minutos de manhã com um jogo de pneus a escolher livremente pelas equipas” e “uma qualificação de sprint à tarde com dois jogos de pneus a escolher livremente pelas equipas”. E, claro, está, a corrida realiza-se no domingo