Ainda antes do jogo decisivo do Sporting e dos confrontos com a polícia, milhares de adeptos concentraram-se nas imediações do estádio de Alvalade sem cumprirem as regras sanitárias

Dezanove anos depois a festa saiu à rua ainda antes do Sporting ter entrado em campo. Os adeptos deixaram de lado as medidas de combate à pandemia e depressa surgiram grandes aglomerações, sem distanciamento social e muitas vezes sem máscara.

Para os especialistas são imagens que podiam ter sido evitadas. Defendem que deviam ter sido criadas bolsas de ocupação de espaço e circuitos.

Para Miguel Prudêncio, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, os “casos graves e mortes nunca serão aquilo que foram há uns meses”, mas um só caso positivo sem que haja conhecimento pode gerar um novo surto e aumento de casos. Aliás, esse crescimento “é praticamente inevitável”.

Por isso, e para que não se regresse aos piores momentos da pandemia, tanto Miguel Prudêncio como Gustavo Tato Borges, da Associação de Médicos de Saúde Pública, relembram a necessidade do cumprimento das regras.