É obrigatório manter o distanciamento de 1,5 metros no acesso à praia e entre grupos. Não é permitido praticar desportos com duas ou mais pessoas no areal. Entrar numa praia lotada também pode dar multa.

Não só os cidadãos poderão ter de pagar coimas, os concessionários também serão autuados se falharem na higienização e limpeza dos esquipamentos ou não afixarem as normas para os banhistas. As multas, avança Jornal de Notícias, poderão variar entre os 500 e os mil euros.

O uso de máscara vai ser obrigatório até colocar a toalha no areal e terão de ser respeitadas as sinaléticas de acesso à praia. A lei prevê, ainda, multas para quem não respeite a distância de 1,5 metros no caminho até à praia.

A maior parte das normas não diferem das estabelecidas o ano passado. Contudo, adiantou Expresso, será permitido o aluguer de material lúdico – como canoas e gaivotas para passeio – e o aluguer de toldos, barracas ou colmos de praia vai deixar de ter limite. Algumas atividades desportivas voltaram a ser permitidas, desde que cumpram as regras definidas.

O decreto-lei deverá ser publicado esta semana.