Portugal é um dos poucos destinos de praia autorizados pelo Reino Unido, o que levou a um número elevado de procura. Devem chegar cerca de cinco mil britânicos por dia ao Algarve.

O Reino Unido inicia nesta segunda-feira uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos.

Dos 12 países e territórios da “lista verde” do governo britânico, que autoriza as viagens por motivos não essenciais e não exige quarentena de 10 dias no regresso, sete não deixam entrar turistas, como Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Brunei e Ilhas Malvinas.

O facto de Portugal ser um dos poucos destinos de praia na lista, a qual deixou de fora países populares como Espanha, Grécia e Turquia, levou a um número elevado de procura e reservas. O jornal The Mirror, que acompanhou o primeiro voo para Portugal,  diz que chegarão cerca de cinco mil  britânicos por dia ao Algarve, só nesta semana.

O grupo TUI disse à Agência Lusa ter adicionado mais cinco voos por semana a partir desta segunda-feira e atribuído aeronaves mais espaçosas para ter capacidade adicional. Por outro lado, a Região de Turismo do Algarve, a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve e a Associação de Hotelaria disseram ao jornal Inevitável que as reservas dispararam, prevendo assim um bom verão.