A 16 de maio, o Coliseu de Lisboa foi palco da entrega dos Play 2024 – os prestigiados prémios da música portuguesa. Nesta edição histórica, pela primeira vez, a cerimónia incluiu a categoria de Música Ligeira e Popular, destacando ainda mais a diversidade e qualidade da produção musical nacional.

O grande destaque da noite foi para “Maria Joana”, que conquistou o troféu de Canção do Ano. Interpretada por Nuno Ribeiro, Calema e Mariza, esta música, escolhida pelo público, brilhou entre os nomeados e levou para casa o merecido reconhecimento.

Slow J foi outro dos grandes vencedores da noite, arrebatando dois prémios: Melhor Artista Masculino e Prémio da Crítica. Os Calema, além da participação na Canção do Ano, foram eleitos Melhor Grupo, enquanto Bárbara Bandeira recebeu o título de Melhor Artista Feminina.

Destaque ainda para Pedro Mafama, cujo vídeo “Estrada” foi distinguido com o prémio de Melhor Vídeo. O troféu de carreira foi atribuído ao Maestro António Vitorino de Almeida, numa justa homenagem ao seu contributo para a música nacional.

A cerimónia contou com atuações memoráveis de artistas como Jura, D.A.M.A., Buba Espinho, Murta, Diana Lima, Syro, Bispo, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra, Camané, Ricardo Ribeiro, Mário Laginha e António Vitorino de Almeida.

Os Play – Prémios da Música Portuguesa são uma iniciativa anual da associação PassMúsica, que visa premiar os artistas e músicas que mais se destacaram em Portugal. As nomeações são feitas com base em dados de consumo de música, sendo depois avaliadas por um comité de nomeação para determinar os vencedores em 14 categorias.

Lista de todos os vencedores:

Canção do Ano “Maria Joana” – Nuno Ribeiro, Calema e Mariza

Melhor Álbum- “Cor D’Água” – T-Rex

Melhor Álbum Fado- “Terra que Vale o Céu” — Ricardo Ribeiro

Melhor Artista Feminina – Bárbara Bandeira

Melhor Artista Masculino – Slow J

Melhor Grupo – Calema

Artista Revelação – LEO2745

Prémio Música Ligeira e Popular– ‘Recomeçar’ – Sons do Minho

Prémio Lusofonia ‘Tá OK’ – DENNIS e MC Kevin o Chris

Melhor Videoclipe – “Estrada” Estrada” – Pedro Mafama (realizado por André Caniços)

Melhor Álbum Jazz- “Chromosome” – Mário Costa

Melhor Álbum de Música Clássica ou Erudita – “Lamentos” – António Pinho Vargas

Prémio da critica – Slow J

Prémio Carreira – Maestro António Vitorino de Almeida