Vila do Conde: Recolha porta-a-porta de resíduos chega aos prédios

Este serviço foi alargado aos prédios e representa cerca de 400 habitações, na zona nascente da cidade e na zona das Caxinas. Nesta fase do projeto, cada conjunto habitacional será equipado com contentores para a reciclagem.

Aranca uma nova fase da recolha seletiva porta-a-porta de resíduos seletivos de embalagem em Vila do Conde, passando este serviço a abranger prédios, representando cerca de 400 habitações, na zona nascente da cidade e na zona das Caxinas. De acordo com o comunicado enviado à comunicação social, o processo de sensibilização, que termina hoje, visa apresentar o sistema e disponibilizar aos cidadãos os meios necessários para assegurar o sucesso da iniciativa. Uma iniciativa promovida pela LIPOR, que também já alcançou prédios no município da Póvoa de Varzim, recorde-se.

Segundo a mesma nota, nesta fase do projeto “Reciclar é Dar+”, cada conjunto habitacional será equipado com contentores exclusivos e de proximidade, para a reciclagem de embalagens de papel, de plástico/metal e de vidro e resíduos alimentares.

Como forma de envolvimento da população a abordagem passará, também, pela dinamização de ações de sensibilização e ativação local, onde as equipas técnicas utilizam metodologias de envolvimento da comunidade para promover a adesão a este novo serviço, lê-se no documento.

Note que com o mote ‘Reciclar é dar +’, a ação baseia-se numa abordagem por contacto pró-ativo, pela qual se somam e apresentam vantagens funcionais e financeiras e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos, uma vez que os resíduos recicláveis entregues reverterão a favor dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, lê-se na página do projeto.