Steven da Costa, francês de origem portuguesa foi escolhido para ser o porta-estandarte francês na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O lusodescendente afirmou que este foi um momento que “ficará gravado na memória” e que recompensa “anos de trabalho e de sacrifícios”. Steven da Costa agradece ainda a confiança do comité olímpico francês no desporto que pratica, o karaté.
Recorde-se que Steven da Costa, que se sagrou campeão olímpico em karaté, modalidade que se estreou nos Jogos Olímpicos, é natural de Mont-Saint-Martin, uma pequena localidade do leste francês, perto da fronteira luxemburguesa.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 encerraram este domingo com uma mensagem de “esperança, solidariedade e união dos povos”, passando o testemunho a Paris2024. A próxima anfitriã festejou com milhares de pessoas junto à Torre Eifel.
Foram duas horas de espetáculo aludindo ao lema “mais fortes, juntos” na despedida dos Jogos mais invulgares da história, que decorreram um ano depois do previsto devido à pandemia de covid-19 e perante fortes medidas de segurança e restrições, a par do aumento de contágios em Tóquio.