O vimaranense Manuel Mendes marcou presença na recepção promovida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aos atletas que vão representar Portugal nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.
“Vamos vibrar convosco exatamente o mesmo que vibramos com todos os demais que estão a representar a pátria, num espírito universal e fraternal de abertura e de diálogo”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, na receção à missão paralímpica, que decorreu antigo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.
Manuel Mendes vai correr a maratona da categoria T46. O corredor de 50 anos, não tem o braço esquerdo, confirmou a marca de acesso numa prova que teve lugar este ano, em Palmela.
O maratonista vai participar pela segunda vez nos Jogos Paralímpicos, depois de se ter estreado no Rio de Janeiro, em 2016, com a conquista da medalha de bronze na categoria referente aos atletas com deficiência nos braços. O vimaranense terminou essa prova com um tempo de 02:49.57 horas, atrás do chinês Li Chanoyan, medalha de ouro, com uma marca de 2:33.35 horas, e do espanhol Abderrahmam Khamouch, prata, com 2:37.01 horas.