VIANA DO CASTELO: DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE ASSINALADO A BORDO DO NAVIO GIL EANNES

Viana do Castelo acolheu hoje as comemorações do Dia Internacional da Juventude promovidas pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). As atividades, que decorreram a bordo do navio-museu Gil Eannes, tiveram como tema central “Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária”.

As celebrações contaram com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, com o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, e do Presidente da FNAJ, Tiago Rego, entre outros convidados.

O objetivo passou por incentivar e sensibilizar os jovens para a importância do impacto das escolhas alimentares e para a necessidade de preservar o planeta, garantindo a sua biodiversidade.

O Secretário de Estado da Juventude referiu que “hoje em dia, todos os jovens são instados a pensar sobre a saúde humana e sobre a saúde planetária”, destacando o facto de Viana do Castelo “valorizar esta energia transformadora dos jovens”.

Durante as atividades foram destacadas as políticas de juventude promovidas pelo Município de Viana do Castelo, nomeadamente a criação de uma Comissão Municipal da Juventude que, de acordo com o edil, José Maria Costa, “foi um passo muito importante para ouvir os jovens e fazer uma auscultação permanente dos sonhos e preocupações destes”.

Já os concursos Viana Jovens com Talento e Viana Jovens Empreendedores assumem-se, de acordo com o autarca, “como um espaço em que os jovens podem dar o seu contributo em termos de empreendedorismo, de contributo para a comunidade ou de apresentação e divulgação de talento”.

Nesta relação com os munícipes mais jovens, foram também destacados a Náutica nas Escolas e outros projetos educativos de promoção desportiva junto dos estudantes, tendo ainda sido realçada a importância da candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto em 2023, num investimento na saúde e no bem-estar dos munícipes de todas as idades.