Preços de eletricidade atingem máximos? Eis como poupar na fatura da luz

Group of home appliances isolated on white background

Há alguns comportamentos que podemos adotar no nosso quotidiano que ajudam a ‘controlar’ o valor a pagar na fatura da eletricidade no final do mês. Conheça-os aqui.

preço da eletricidade no mercado ibérico estabeleceu um novo máximo na quinta-feira da semana passada, nos 122,76 euros por megawatt hora (MWh), mas, por cá, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) diz que é é “prematuro antecipar qualquer decisão” relativamente a uma possível revisão das tarifas, como aconteceu em julho. 

Contudo, há alguns comportamentos que podemos adotar no nosso quotidiano que ajudam a diminuir o valor a pagar na fatura da eletricidade no final do mês. 

A ERSE deixa várias recomendações neste folheto. Além disso, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recomenda que adote as seguintes medidas: 

  • Faça uma gestão cuidadosa dos aparelhos que estão em funcionamento e evite usar aqueles que podem ser menos necessários: por exemplo, dar primazia ao estendal em vez da máquina de secar roupa, sempre que as condições climatéricas o permitam.
  • Verifique se a temperatura de frigoríficos e arcas congeladoras estão ajustadas: embora dependa do modelo, no frigorífico, deve rondar os 5 a 8ºC e, no congelador, -17 a -20ºC. Se possível, certifique-se de que as grelhas traseiras estão limpas e desobstruídas. Abra estes aparelhos o menos possível.
  • Evite ligar em simultâneo eletrodomésticos com consumos significativos de eletricidade, como cafeteiras elétricas, fornos elétricos, máquinas da roupa e da loiça e aspiradores, para reduzir os picos de consumo na rede elétrica. Para tal, se as máquinas da roupa e da loiça tiverem a função de arranque diferido, use-a para que funcionem de madrugada.
  • Na altura de lavar roupa e loiça, use as máquinas com a carga completa. Atenção: respeite a dose de detergente indicada na embalagem, pois não é por colocar mais que a loiça ou a roupa ficam mais bem lavadas. Se alguém em sua casa estiver doente, lave a roupa de cama, toalhas, roupa interior e pijamas a temperaturas mais elevadas – em regra, ‘algodão a 60°C’ –, desde que a máquina e a roupa o permitam. Se a máquina da roupa não possuir o programa indicado, use uma máquina de secar, para sujeitar a roupa a temperaturas mais elevadas. Caso não tenha este equipamento, e a roupa branca o permitir, coloque um pouco de lixívia no compartimento do detergente, antes de pôr a roupa a lavar.
  • Desligue os equipamentos da corrente, para não ficarem a consumir em stand-by: use extensões com interruptor, por exemplo.
  • Caso seja inadiável comprar um novo eletrodoméstico, como um frigorífico ou uma arca, opte por aparelhos com baixos consumos de eletricidade.
  • Acenda apenas as luzes que são precisas. Ao sair da divisão, apague-as.
  • Sempre que puder, varra a casa e aspire a fundo, pelo menos, uma vez por semana.
  • Caso tenha um sistema fotovoltaico para autoconsumo (ou outro sistema de produção de eletricidade para autoconsumo, como geradores eólicos), procure alinhar o ciclo de utilização dos eletrodomésticos com de produção do sistema para autoconsumo.