Paulo Oliveira colocou, aos 71 minutos, o Sporting de Braga em vantagem, mas Lincoln empatou aos 90+5.

O Santa Clara e o SC Braga empataram hoje a um golo, nos Açores, a contar para a I Liga de futebol, num jogo marcado pelo equilíbrio e no qual o resultado foi decidido nos descontos.

Depois do Braga chegar ao golo aos 71 minutos por Paulo Oliveira, foi Lincoln quem deu o empate para os açorianos aos 90+5 minutos, através de livre direto.

O jogo foi equilibrado na primeira parte: o Sporting de Braga a assumiu o domínio da posse de bola, mas as melhores oportunidades de golo pertenceram ao Santa Clara.

Logo aos quatro minutos, a equipa da casa, que entrou melhor no jogo, teve a melhor oportunidade de golo do primeiro tempo. Luiz Phellype na cara do golo não conseguiu inaugurar o marcador, após uma boa jogada coletiva do ataque insular.

Depois do bom arranque dos açorianos e com o passar dos minutos, o Braga equilibrou o encontro, assumiu o domínio de bola e instalou-se no meio-campo contrário.

Todavia, a equipa de Carlos Carvalhal teve sempre dificuldades em penetrar na muralha defensiva do Santa Clara. O lance de maior perigo dos ‘arsenalistas’ foi conseguido através de um remate de meio da rua de André Horta, aos 18 minutos, que colocou Marco à prova.

O Santa Clara, por outro lado, voltou a levar perigo à baliza contrária aos 28 minutos. Após um cruzamento milimétrico de Morita, Rui Costa, de frente para baliza, atirou por cima.

Para o segundo tempo, Carvalhal trocou Galeno por Moura e o Braga apareceu com outra disposição na partida.

Logo aos 48 minutos, Mário González teve o golo nos pés, mas não conseguiu acertar bem na bola, falhando a melhor oportunidade de golo do encontro até então.

Na fase inicial da segunda parte, o jogo aumentou de ritmo e o perigo passou a rondar ambas as balizas.

Contudo, com o passar do tempo, o encontro ‘acalmou’ e voltou, tal como no primeiro tempo, a ser disputado sob um ritmo baixo.

Aos 68 minutos, o Braga esteve perto do golo, mas Ricardo Horta teve pontaria a mais e acertou em cheio na barra.

Aos 70 minutos, num contra-ataque vertiginoso, o Braga, aproveitando a desorganização dos açorianos que estavam no ataque, voltou a estar perto do golo por intermédio de Iuri Medeiros. Valeu uma defesa crucial de Marco para canto.

Após o canto, contudo, o guardião do Santa Clara não conseguiu evitar o golo. Paulo Oliveira, aos 71 minutos, aproveitou a apatia dos centrais insulares para cabecear para o fundo das redes.

Nos últimos 20 minutos, o Santa Clara não desistiu de procurar o golo e teve várias iniciativas perigosas junto da baliza contrária. Aos 85 minutos, Bouldini esteve perto do golo, mas atirou por cima da baliza de Matheus.

Com os açorianos a falharem no capítulo da finalização, foi Lincoln quem assegurou um ponto ao Santa Clara, através de um livre direto. Aos 90+5, o brasileiro cobrou de forma genial um livre que só acabou no fundo das redes.

Carlos Carvalhal: “Este campeonato está complicado para conseguir pontos”

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, mostrou-se insatisfeito depois do emblema bracarense ter-se deixado empatar nos descontos frente ao Santa Clara.

“Já aconteceu o contrário também. Conseguimos vitórias nos descontos, faz parte do jogo. Mas ele só acaba quando o árbitro apita. Na primeira parte, o Santa Clara defendeu-se atrás, muito perto da grande área e fomos tomando conta do jogo. Não logo no início, mas depois começámos a tomar conta do jogo, a empurrar o Santa Clara para trás, com uma ou outra oportunidade, o Santa Clara também, e acabou por ser uma primeira parte sem sabermos encontrar um antídoto para a defesa baixa do adversário.”

“Creio que fizemos muito para ganhar, mas também tenho de dar o mérito à forma como o Santa Clara reagiu na parte final. Deveríamos ter ganho os três pontos, acho que se ajustava se tivéssemos ganho, mas reconheço que as equipas jogam, trabalham, lutam muito, este campeonato está complicado para conseguir pontos. As equipas são extremamente competitivas, com muitas equipas a tirar pontos uma das outras.”

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Santa Clara – SC Braga, 0-1.

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: 

0-1, Paulo Oliveira, 71 minutos

1-1, Lincoln, 90+5 minutos

Equipas:

– Santa Clara: Marco, Mansur, Villanueva, Tassano, Pierre Sagna (Júlio Romão, 64), Anderson Carvalho (Ricardinho, 81), Morita, Lincoln, Allano (Bouldini, 81), Rui Costa (Jean Patric, 60) e Luiz Phellype (Cryzan, 60)

(Suplentes: Ricardo Fernandes, João Afonso, Bouldini, Paulo Henrique, Romão, Nené, Cryzan, Jean Patric e Ricardinho).

Treinador: Daniel Ramos

– Sporting de Braga: Matheus, Diogo Leite, Paulo Oliveira, Sequeira (Tormena, 83), Al Musrati, André Horta (Chiquinho, 57), Fabiano, Galeno (Moura, 46), Iuri Medeiros (Castro, 73), Ricardo Horta e Mario González (Vitinha, 57).

(Suplentes: Tiago Sá, Yan Couto, Tormena, Lucas Piazon, Chiquinho, Lucas Mineiro, Moura, Castro e Vitinha).

Treinador: Carlos Carvalhal

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Diogo Leite (37), Mansur (42), Villanueva (45+5), Anderson Carvalho (62)

Assistência: 1033 espetadores.