Alexandre Dias, da Coligação Juntos Por Braga preside à mesa da Assembleia de Freguesia.

Decorreu na passada segunda-feira, 18 outubro a cerimónia de tomada de posse na nova Assembleia e Junta de Freguesia de São Vitor.

Ricardo Silva liderou a lista vencedora da Lista Independente “Ricardo Silva XXI”, sendo eleito presidente da Junta de Freguesia de São Victor.

Recorde-se que, no ato eleitoral de 26 de Setembro, o candidato obteve 4399 votos, contra os 3096 votos de Firmino Marques da coligação juntos por Braga, já Rui Dória do PS arrecadou 2084 votos, a CDU obteve 648 votos, Bloco de Esquerda 547 votos e o Chega 417 votos.

A eleição para os vogais da Junta de Freguesia, que vão acompanhar Ricardo Silva decorreu dentro da normalidade, o executivo foi eleito por maioria, com 7 votos a favor, 6 contra e 2 brancos.

Depois de substituídos os eleitos que passaram para a Junta, decorreu a votação para a mesa da Assembleia de Freguesia, e apresentados à plateia surge a primeira surpresa da noite.

A Coligação Juntos por Braga liderada pelo candidato Firmino Marques apresenta uma lista encabeçada por Alexandre Dias, para aprovação do eleitorado, disputando a cadeira da presidente da Mesa da Assembleia com António Pedro Peixoto.

A lista apresentada pelo Firmino marques foi apresentada abrindo aos restante partidos e movimento independente a participação, tendo o PS aceite participar com 1 elemento, em nome da pluralidade e representatividade dos resultados do ato eleitoral. Deixando de ser uma lista da coligação, mas sim uma lista alternativa que acabou por contar com a aceitação de todos os partidos.

Decorrida a votação para a nomeação do novo presidente da mesa da assembleia de Freguesia, surge um empate entre as duas listas, com 9 votos para cada uma e 1 voto em branco. Após alguma indefinição decorre nova votação desta feita com a votação nominal, onde saiu vencedora lista alternativa. Alexandre Dias, Luisa Cerdeira, Jorge Ferraz, são os elementos que durante quatro anos vão ter a responsabilidade de gerir as assembleias de freguesia da maior freguesia de Braga.

Firmino Marques prometeu isenção e fiscalização afirmando que é na AF que “começa o jogo democrático”, salientando o papel dos restantes elementos, que elegeram a Mesa da Assembleia. 

Por sua vez, e num discurso emocionado, o presidente de Junta eleito, Ricardo Silva, afirmou ser ali que “assinalo o meu compromisso público enquanto presidente de Junta de Freguesia de São Vitor”. Prometeu dedicação e empenho na função, uma vez que “é uma honra servir os vitorianos”

Nas suas palavras, o presidente de Junta definiu os seus itens de atuação com postura de responsabilidade, gestão cuidada e proximidade.

Veja aqui os discursos em noite de tomada de posse: