O objetivo é inverter a tendência do aumento da sinistralidade em veículos motorizados de duas rodas. GNR partilha ainda vídeo impressionante que mostra más práticas na estrada.
#NãoSouDeFerro é o mote da campanha nacional de sensibilização para a segurança rodoviária, lançada pela Guarda Nacional Republicana (GNR). Entre hoje, dia 2, e o próximo dia 7, a iniciativa dará particular destaque ao Autódromo Internacional do Algarve, onde irá decorrer o Evento Moto GP Portugal, para “sensibilizar, informar e alertar todos os condutores, em especial os de veículos de duas rodas a motor, para as regras de segurança que devem acautelar durante a condução”.
O objetivo é inverter a tendência do aumento da sinistralidade em veículos motorizados de duas rodas, enquadrando-se numa “estratégia de prevenção e de consciencialização que visa contribuir para a mudança de comportamentos durante a condução”, através da exposição e divulgação de imagens nas plataformas digitais da GNR, entre as quais um vídeo ilustrativo de más práticas na estrada, e pela distribuição de folhetos.
Tendo em conta que os condutores de veículos motorizados de duas rodas constituem um grupo de risco pelas consequências normalmente mais gravosas dos acidentes, e prevendo-se um elevado fluxo de veículos de duas rodas a motor em direção ao Algarve, a GNR desenvolverá iniciativas de sensibilização em algumas áreas de serviço de norte a sul do país, e também nas imediações do Autódromo Internacional do Algarve.
Até 30 de setembro de 2021, cerca de 10% dos acidentes envolveram veículos motorizados de duas rodas, destaca a GNR, adiantando que, das vítimas registadas, 28,9% foram condutores ou passageiros de veículos de duas rodas, ao passo que cerca de 32% das vítimas mortais correspondem também a condutores/passageiros de veículos de duas rodas a motor.