BRAGA: Comércio tradicional com montras ilustradas

O Braga em Risco regressa, em 2021, ainda maior, com mais de 100 ilustradores a expor, a riscar e a reinventar a Cidade!

BER – Braga em Risco celebra a Ilustração, o livro e a literatura infantojuvenil. Nasceu em 2016 e, este ano, terá a sua quinta edição, a decorrer de 6 a 21 de novembro de 2021. Com vários números recorde, a iniciativa, que pretende ser essencialmente um espaço de Encontro para as crianças e famílias, terá lugar em diversos locais interiores e exteriores da cidade bracarense. A edição desta ano apresenta um programa recheado de atividades culturais e artísticas e beneficiará da presença de ilustradores nacionais e internacionais de renome.

O Edifício do Castelo, a Casa dos Crivos, a Galeria do Paço, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e a Livraria Centésima Página acolherão 16 exposições individuais e coletivas, assim como duas exposições-instalação, e inúmeras atividades, nomeadamente residências artísticas, apresentações de livros, horas de conto, cinema de animação, uma Tertúlia e duas Masterclass. A programação inclui, além de vários espetáculos de teatro e de marionetas, o maior número de sempre de oficinas de ilustração nas escolas e no edifício do Castelo. São mais de 80 e pretendem explorar as intenções, ideias, sonhos e emoções que estruturam e inspiram o processo da ilustração, envolvendo diversas abordagens artísticas e materiais.

Ainda antes de abrir oficialmente as portas ao público, alguns artistas percorrerão as escolas bracarenses com estas Oficinas e as ruas do centro da cidade estarão decoradas no âmbito do “Montras Ilustradas”, uma atividade que procura, tal como o nome indica, levar o Encontro até ao comércio tradicional, com o intuito de o convocar e integrar neste movimento artístico e cultural.

Nas exposições coletivas desta 5ª Edição do “Braga em Risco”, o público poderá admirar 22 fábulas de La Fontaine, reinventadas no “Braga 22×22”, do qual resultará um catálogo e um livro de postais ilustrados. Terá ainda a oportunidade de espreitar os 51 trabalhos dos 17 finalistas do Prémio Bienal do Eixo Atlântico 2021, que desafiou os ilustradores a representarem o património material e imaterial do território do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. Será, ainda, possível assistir à entrada das ilustradoras Marta Madureira e Teresa Cortez na Reitoria da Universidade do Minho em “Contramão”, ver os alunos do MIA/IPCA a “invadirem” o Castelo com a sua irreverência e criatividade e até imaginar-se a tomar café com o “Bode Inspiratório”, numa das 46 chávenas ilustradas da Vista Alegre.

Uma grande novidade desta 5ª Edição do Encontro de Ilustração é o Mini Mercado Porto Belo, a acontecer nos Claustros da Rua do Castelo. Trata-se do único mercado urbano na cidade bracarense dedicado a vendedores infantis, onde crianças e adolescentes apresentarão os seus dotes, talentos e especialidades e venderão os seus brinquedos, jogos, roupas e livros. Decorrerá, ainda, tal como em edições anteriores, o Mercado Riscado, que transforma os Claustros numa galeria viva, com uma feira de arte e ilustração, onde é possível comprar, observar o trabalho ao vivo, conversar com os ilustradores e ouvir histórias descomplicadas, para desmistificar a figura autoral numa proximidade de cumplicidade e partilha.