O Vitória venceu o Moreirense, por 2-1, no encontro da 11.ª jornada da Liga, que se disputou este sábado à noite no Estádio D. Afonso Henriques.

O golo inaugural da equipa comandada por Pepa foi apontado por Marcus Edwards, logo aos 19 minutos. Numa das piores exibições da temporada, o Vitória acabou por ter a sorte do seu lado uma vez que o Moreirense criou oportunidades para chegar ao empate, tendo mesmo enviado duas bolas ao poste, por Rafael Martins e Steven Vitória.

A reta final foi ainda mais animada. Bruno Duarte fez o 2-0, aos 85 minutos, mas Felipe Pires reduziu para o 2-1 aos 89’, relançando a incerteza sobre o resultado final.

Com os três pontos somados no dérbi vimaranense, o Vitória passa a somar 16 e encontra-se no 7.º lugar da tabela classificativa. O Moreirense, por seu turno, está no 15.º posto, com apenas oito pontos.

Depois da paragem destinada aos compromissos das seleções nacionais, os dois clubes vimaranenses reencontram-se no dia 21, pelas 16:45, numa partida a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Declarações de João Henriques, treinador do Moreirense, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (2-1) frente ao Vitória de Guimarães:

«Este sorriso é de olhar para o que aconteceu; mais uma vez. Temos de sorrir para as adesividades, a sorte um dia vai acompanhar-nos, para que a bola bata no poste e entre. Tenho de dar os parabéns aos jogadores pelo que fizeram aqui, fazer do Varela o jogador decisivo do jogo é de aplaudir de pé os jogadores do Moreirense. Mostraram que estão no bom caminho num trabalho semanal excecional de todos. Não há diferenças entre os jogadores que jogam e os que não jogam. Costumamos dizer para estudar e depois ver a nota. Aqui a nota artística é muito boa. O futebol é isto, mas o futebol também nos diz que a sorte um dia nos vai acompanhar, estamos no primeiro terço do campeonato, há dois terços para jogar, e a jogar desta forma vamos com toda a certeza buscar os pontos a outros lado qualquer para ir para a primeira metade da tabela. Estamos conscientes da realidade da tabela classificativa, a dizer que estamos na cauda com oito pontos apenas, mas estamos confiantes no que vamos fazer. Demonstrámos dentro de campo. Estamos bem, a respirar confiança no nosso futebol, faltam os pontos».

Declarações de Pepa, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (2-1) na receção ao Moreirense:

«Não conseguimos ter o domínio do jogo, ter mais bola. Tenho de realçar, acima de tudo, uma segunda parte muito boa no Moreirense. Há um acumular de jogos, senti a equipa um pouco desgastada nos duelos individuais, e mesmo em situações de pressão, não querendo com isto desculpar a exibição. Faltou essa capacidade física de pressão, tenho de dar mérito ao Moreirense na segunda parte, não conseguimos fazer o jogo que costumamos fazer».

[Prestação do Bruno Varela] «O Bruno esteve muito bem nas intervenções que fez. Na primeira parte tivemos capacidade para criar oportunidades, mesmo tendo dificuldades na criação. Tivemos dificuldade depois de eliminar a primeira barreira do Moreirense. Na segunda parte, o Moreirense cresceu, cometemos alguns erros perdendo bolas fáceis, o que faz com que uma equipa cresça e a outra sinta dificuldades. Não quero dar só demérito ao Vitória, há mérito do Moreirense. Hoje conseguimos os três pontos, mas parece que perdemos o jogo, esta frustração que temos é porque queremos sempre mais».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Moreirense, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Marcus Edwards, 19 minutos.

2-0, Bruno Duarte, 85.

2-1, Felipe Pires, 88.

Equipas:

– Vitória SC: Bruno Varela, Sacko, André Amaro, Abdul Mumin, Hélder Sá, Tomás Händel (Alfa Semedo, 86), André André (Janvier, 66), André Almeida (Tiago Silva, 57), Marcus Edwards, Rochinha (Quaresma, 67) e Oscar Estupiñán (Bruno Duarte, 67).

(Suplentes: Matous Trmal, João Ferreira, Jorge Fernandes, Alfa Semedo, Tiago Silva, Janvier, Quaresma, Rúben Lameiras e Bruno Duarte).

Treinador: Pepa.

– Moreirense: Kewin, Paulinho, Steven Vitória, Lazar Rosic, Abdu Conté (Pedro Amador, 90+1), Fábio Pacheco (André Luís, 78), Ibrahima Camará, Walterson (Yan Matheus, 90+1), Gonçalo Franco (Nikola Jambor, 67), Derik Lacerda (Felipe Pires, 67) e Rafael Martins.

(Suplentes: Mateus Pasinato, Rodrigo Conceição, Artur Jorge, Pedro Amador, Sori Mané, Nikola Jambor, Felipe Pires, Yan e André Luís).

Treinador: João Henriques.

Árbitro: Vítor Ferreira (Associação de Futebol de Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rochinha (29), Oscar Estupiñán (35) e Ibrahima Camará (42).

Assistência: 12.396 espetadores.

Veja os melhores momentos do jogo desta noite: